Geraldo Rufino inspira público durante abertura da Feira do Empreendedor em Balsas

Geraldo Rufino captura a atenção de uma plateia de mais de 700 pessoas durante sua palestra na 11ª Feira do Empreendedor em Balsas

Lições de vida e empreendedorismo marcam a primeira noite do evento, realizado pelo Sebrae Maranhão. Feira prossegue até o dia 30, com ampla programação.
Na noite desta quinta-feira (27), a Arena Rio Balsas, no Ginásio Municipal Rei Pelé, em Balsas, foi palco da esperada palestra masterclass de Geraldo Rufino, marcando o início da 11ª Feira do Empreendedor. Com o auditório lotado com mais de 700 pessoas, o palestrante da noite entregou uma mensagem poderosa com o tema “Conexões que Transformam: Lições do Catador de Sonhos”, destacando a importância dos valores empreendedores como familiares, respeito, criatividade, iniciativa e gratidão.

Público da Feira do Empreendedor em Balsas acompanha programação

Geraldo Rufino, de 65 anos, iniciou a vida profissional trabalhando como catador de lixo reciclável e, depois de montar diversos negócios e quebrar algumas vezes, voltou às origens e fundou a primeira e maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do Brasil e da América Latina, a JR Diesel. Hoje, ele atua como palestrante pelo Brasil e é autor dos livros “O catador de sonhos” e “O poder da positividade”.

Geraldo Rufino, compartilhando histórias inspiradoras sobre superação e a força do empreendedorismo local.

Durante a palestra, Rufino enfatizou as potencialidades de Balsas como um centro de oportunidades em expansão. Ele destacou que a cidade e seus cidadãos não precisam buscar oportunidades em outros lugares, mas sim transformar sua mentalidade e valores para aproveitar o que já existe e atrair mais desenvolvimento. “A força está na base, e essa base é a família, o lugar onde você está, que tem raízes e energia. Investir em si mesmo é o começo para mudar o universo ao seu redor”, afirmou Rufino.

Ele continuou com uma visão encorajadora para os empreendedores participantes, afirmando que todos têm o potencial de iniciar mudanças significativas em suas vidas, que por sua vez também traz mudanças na comunidade. “Os empreendedores precisam acreditar em si mesmos e agir. Mesmo aqueles sem um CNPJ, podem adotar uma atitude empreendedora e crescer. Você não só vai se atender, mas atender os vizinhos, vai atrair gente de fora, fortalecer a sua casa, sua base e o seu município”, ressaltou Rufino, instigando uma reflexão profunda entre os participantes sobre o poder da iniciativa individual e coletiva.
Empreendedorismo feminino – Geraldo Rufino também aproveitou a ocasião para destacar a força do empreendedorismo feminino, ressaltando a importância crucial das mulheres no fortalecimento das economias locais e globais. Em sua fala, o palestrante enfatizou que as mulheres, não apenas enriquecem o tecido empresarial com suas perspectivas únicas e habilidades, mas também são pilares de transformação e inovação dentro de suas comunidades, “As mulheres têm um papel insubstituível no empreendedorismo. É o comando pela delicadeza. Qualquer negócio, serviço tem interferência feminina” disse Rufino. Reconhecer e apoiar esse papel é essencial para o crescimento sustentável e inclusivo de qualquer sociedade”, acrescentou ele.

Expansão – Albertino Leal, superintendente do Sebrae no Maranhão, expressou satisfação pela expansão da Feira do Empreendedor para o interior, especialmente para a região em crescimento de Balsas e arredores. “O desafio era trazer a Feira para uma área tão promissora como o Cerrado Sul maranhense. Estamos vendo os frutos desse esforço. A palestra de Geraldo Rufino, por exemplo, foi um destaque, mostrando uma trajetória de superação. Isso inspira e empodera os participantes, reforçando a mensagem de que o sucesso é alcançável. O Sebrae tem um papel importante nesse processo, orientando, conectando e transformando. Essa é nossa missão”, destacou Leal, enfatizando o impacto positivo da Feira na motivação e fortalecimento dos empreendedores locais.
A 11ª Feira do Empreendedor de Balsas se estende até o dia 30/06, focada em inovação, sustentabilidade e no fortalecimento da capacidade empreendedora local. O evento ainda contará com nomes importantes nas principais palestras (sempre às 20h30, na Arena Rio Balsas). Entre esses destaques, estão Daniel Dias, com a palestra ‘Superação que vale ouro’; Egnalda Côrtes com a palestra ‘O fim pode ser o começo’ e Gisele Paula com o tema ‘Cliente feliz dá lucro’. A Feira do Empreendedor tem vasta programação nas demais arenas, Savana, Cerrado, Floresta, ESG, Lounge Educação, Arena Conexões Corporativas e Arena Finanças e Crédito e nas Unidades Móveis do Senac, Sesi e CEMP.
Realização — A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores o Banco do Nordeste, Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale e Senar, e como apoiadores a Fiema, (Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Mix Mateus.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *