Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

BURITI DE INÁCIA VAZ FESTEJA 85 ANOS DE HISTÓRIA

Com uma vasta e variada programação que durou cinco dias, iniciando sábado (02) e finalizando nesta quarta-feira (06) recheada de inaugurações e eventos, o município de Buriti de Inácia Vaz localizadona região do Baixo Parnaíba completou 85 anos de emancipação política e administrativa com grandes festividades que marcaram a data magna pra todos os Buritiensese.

Prefeito Arnaldo Cardoso e a Primeira-Dama Luziene Cardoso de Buriti.

No aniversário de 85 anos o município de Buriti de Inácia Vaz teve as presenças marcantes do deputado federal Júnior Lourenço, Florêncio Neto deputado estadual, Ex-deputada e Ex-prefeita Socorro Waquim, além de lideranças políticas municipais, que junto com o prefeito Arnaldo Cardoso e a Primeira-dama Luziene Cardoso formaram uma extensa comitiva.

Padre Jerry Lima da Paróquia de Santana de Buriti.

A programação do Dia do aniversário teve início com uma Santa Missa celebrada pelo padre Jerry Lima da Paróquia de Sant’ana. Após o ato religioso, teve o ato cívico de hasteamentos das bandeiras pelas autoridades ao som dos hinos: Brasil, Maranhão e Buriti executados pela Fanfarra Dra. Elza Maria Magaldi Machado, teve ainda o tradicional corte do bolo de 85 anos onde o primeiro pedaço de bolo foi pra todas as famílias buritienses ofertado pelo prefeito Arnaldo Cardoso e finalizando com um grandioso brinde pela passagem da importante data magna. Nas comemorações tiveram ainda a Feirinha Famíliar, A Carreta da Mulher e a entrega de um trator agrícola.

Depois do emocionante corte do bolo, aconteceu os pronunciamentos das autoridades destacando: Neném Mourão ex-prefeito, Florêncio Neto deputado estadual, Vereador Jorge do Sindicato, Júnior Lourenço deputado federal, Presidente da Câmara Vereador Mateus Lafaiete e o prefeito de Buriti Arnaldo Cardoso que fez um grande discurso sendo muito aplaudido.

Aproveitando a manhã festiva foi inaugurado no prédio da Guarda Municipal com um total de 56 câmeras o sistema de monitoramento de Buriti, uma antiga reivindicações de comerciantes e bons cidadãos que agora foi realizado pela administração Arnaldo Cardoso. Em uma sessão histórica para o município de Buriti aconteceu uma solenidade na Câmara Municipal de Vereadores com entregas de títulos de cidadania para aqueles que não nasceram em Buriti, mas contribuíram com o progresso e o desenvolvimento do município, destacando os títulos da ex-deputada e ex-prefeita de Timon Socorro Waquim, Júnior Lourenço deputado federal e Florêncio Neto deputado estadual.

Continuando a programação, a tarde no Estádio Municipal Machadão teve a final da Copinha Buritiense com premiações e encerrando á noite teve os shows com bandas locais valorizando os artistas da terra, além fos shows dos nacionalmentes conhecidos Limão com Mel e Henry Freitas encerraram assim as festividades dos 85 anos de história de Buriti da Inácia Vaz.

ENTREVISTAS & PRONUNCIAMENTOS

O prefeito de Buriti Arnaldo Cardoso que estava acompanhado da primeira-dama Luziene Cardoso, deu entrevista para o blogueiro Carlos Aires do Blog Jornal À Notícia durante os 85 anos de Buriti e disse: “Estamos de parabéns, só tenho agradecer à Deus e a Nossa Senhora Sant’ana, e dizer para a população que estou muito grato pela sua confiança e que faço de tudo para ver a alegria do povo Buritiense”, disse o prefeito, que ainda continuou falando que mesmo com a crise que passaram, Buriti segue crescendo. O mesmo agradeceu aos deputados Florêncio Neto, Júnior Lourenço e o deputado Márcio Jerry, ao governador Carlos Brandão e o presidente Lula. O prefeito garantiu que pretende enfrentar mais uma reeleição.

PRIMEIRA-DAMA LUZIENE

A primeira-dama de Buriti Luziene Cardoso, agradeceu ao povo pelo apoio e ao governador Carlos Brandão que enviou a Carreta da Mulher para dar o devido suporte de apoio para as mulheres Buritienses.

O deputado federal Júnior Lourenço, comentou que se senti agraciado pela Câmara Municipal de Vereadores por receber o Título de Cidadão Buritiense, agradeceu ao prefeito Arnaldo Cardoso pela parceria e que agora vai fazer muito mais por Buriti através de obras e projetos nas áreas rurais e urbanas.

O Presidente da Câmara municipal, Vereador Mateus Lafaiete, estava na Sessão Solene de entregas de títulos e comentou que esse momento é um ato de reconhecimento das pessoas que cuidam da cidade de Buriti e que merecem o título por questão de honra.

A ex-prefeita e ex-deputada estadual de Timon, Socorro Waquim, também recebeu o Título de Cidadão Buritiense, a mesma disse que agora se senti mais comprometida e responsável por trabalhar em Buriti e que sempre gostou de fazer projetos pela cidade e pela população.

O deputado estadual Florêncio Neto, disse que o sentimento em estar no aniversário de Buriti é de gratidão e que sempre a população teve um carinho com ele. O deputado já conseguiu levar recursos para a saúde, como: ambulâncias e o mutirão de cirurgias para Catarata, agora estão desenvolvendo novos projetos para 2024.

A coordenadora de segurança Gerediane Oliveira, falou um pouco sobre o vídeo de monitoramento equipamento que vai auxiliar na segurança da cidade. “Já era uma reivindicação tanto dos comerciantes quanto da população, devido ao alto índice de criminalidade e também tem a questão das pessoas não quererem testemunhar. Para ajudar a polícia civil na identificação desses indivíduos, trouxemos o vídeo de monitoramento que no total são 56 cameras para ajudar na segurança da cidade”, disse a coordenadora de segurança.

Mateus Lafaiete Presidente da Câmara Municipal de Buriti.

Prefeito Arnaldo Cardoso de Buriti e o Deputado Federal Júnior Lourenço.

Categoria: Notícia Geral