Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

Vitória do Mearim aniversaria e inaugura nos seus 188 anos.

As comemorações do aniversário de Vitória do Mearim (MA) que festejou 188 anos no dia do índio 19 de abril, teve os rigorosos procedimentos de combate a covid-19. A programação festiva teve início com a tradicional alvorada com grande queima de fogos que acordaram a cidade anunciando o grandioso evento.

O dia comemorativo teve a Missa em Ação de Graças que foi celebrada pelo Padre Nelcino na quadra da igreja matriz de Nossa Senhora de Nazaré padroeira de Vitória do Mearim sendo acompanhada por poucos fieis e religiosos em virtude da profilaxia da covid-19. O prefeito Nato da Nordestina e a cúpula da administração municipal se fizeram presentes no ato religioso.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA CELEBRADO PELO PADRE NELCINO

Outras autoridades se fizeram presentes, destacando os deputados estaduais Hélio Soares e Detinha, Os deputados federais Josimar Maranhãozinho e o pastor Gildenemir, Roberto Rocha Filho (Representando o pai Senador Roberto Rocha.) A presidente da câmara de Vitória do Mearim vereadora Salma Faray, Laércio Faray vereador do vizinho município de Viana, todos reunidos numa clara intenção de mostrar a valorização do povo na administração Nato da Nordestina.

Depois do ato religioso aconteceu o ato cívico, O hasteamentos das bandeiras do Brasil pelos deputados federais Josimar e Gildenemir, Maranhão pela presidente da câmara vereadora Salma Faray e Vitória do Mearim pelo prefeito Nato da Nordestina com a Primeira-Dama Thânia.

Durante o aniversário de 188 anos de Vitória do Mearim, o prefeito Nato da Nordestina fez a entrega de obras de suma importância para a população da cidade da baixada maranhense Vitória do Mearim.

A primeira obra inaugurada foi as novas instalações da Unidade Básica de Saúde do Tapuitapera, depoIs a Unidade Básica de Saúde de Manitituba e finalizando o CAPS I todas a benfeitorias entregues ficam localizada na sede do município e foram inauguradas na manhã desta segunda-feira dia 19, as fitas simbólica e placas foram cortadas e descerradas pelo prefeito Nato da Nordestina e sua comitiva formada por lideranças politicas municipais e estaduais.

Encerrando as atividades inaugurativas e comemorativas aos 188 anos do município ainda pela manhã, teve a inauguração da Ponte do Butija, que liga os povoados de Butija ao Japão, na zona rural do município. A obra vai beneficiar centenas de famílias de vários povoados,  que por anos sonhavam com essa construção.


A ponte tem 12 metros e é toda feita de aço e concreto, o que vai possibilitar a passagem de carros e de pedestres. Ela faz parte do projeto Travessia – Pontes Para o Progresso, de autoria do Senador Roberto Rocha.

Por meio desse projeto, o senador está construindo pontes em diversos municípios maranhenses, em parceria com Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codevasf.

O objetivo é substituir as pontes e pinguelas de madeira, por outras pontes mais resistentes, feitas com aço e concreto. Para Vitória do Mearim, ainda estão previstas mais duas pontes, uma sobre o Igarapé do Chiqueirão, com oito metros, e a outra, no Igarapé do Ipixuna, que terá seis metros.

Quem representou o senador Roberto Rocha nesta agenda foi o seu filho, Roberto Rocha Júnior, ex- vereador de São Luís. Segundo ele, a ponte é de extrema importância, pois vai assegurar mais qualidade de vida aos moradores dos dois povoados. Em seu discurso, Roberto Júnior destacou a parceria e as ações do senador Roberto Rocha em Vitória do Mearim.

PREFEITO RAIMUNDO NONATO NA IGREJA

“O senador Roberto Rocha está trabalhando muito para melhorar a vida de todos os maranhenses, sobretudo, de Vitória do Mearim, cidade pela qual ele dedica um carinho todo especial.

Em breve, ele retornará a este município para inaugurar muitas outras obras de infraestrutura que estão sendo executadas por meio do seu mandato”, afirmou Roberto Rocha Júnior.

SALMA FARAY PRES.DA CÂMARA MUNICIPAL,DEP.FEDERAL GILDENEMIR, JOSIMAR MARAHANZINHO, PREFEITO NATO DA NORDESTINA E A PRIMEIRA DAMA THÂNIA SILVA

A população comemorou com entusiasmo a entrega da ponte.

O prefeito Nato da Nordestina considerou a obra da ponte muito importante para tirar os vários povoados do isolamento, “Vários povoados vinham sofrendo, já está com dois anos. Hoje agradecemos a Deus e ao senador Roberto Rocha, porque só quem conhece sabe a importância desses povoados terem acesso à nossa cidade. Essa estrada é muito trafegada, por ela passam comerciantes e moradores dos povoados com suas motos e carros, no entanto ela estava isolada.

E agora só temos a agradecer, além da construção da ponte do Butija, o senador Roberto Rocha já enviou muitos recursos para ajudar o município de Vitória do Mearim. Ele destinou emenda para a pavimentação asfáltica da cidade.

Para a zona rural, ele destinou recursos destinados para implantação e recuperação de estradas vicinais; recursos para fazer a Praça do Produtor; para ajudar Sistemas de abastecimento de água dos povoados São Loureiro, Coque, João Diogo e São Benedito, além da doação de máquinas e equipamentos agrícolas, como kits de irrigação, caixas d’água, barracas de feira, canoas, motores de rabeta, barco de alumínio e motores de polpa.” declarou o prefeito.

ROBERTO ROCHA FILHO, REPRESENTANDO O SENADOR ROBERTO ROCHA

Categoria: Notícia Geral