Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

Prefeito eleito de Primeira Cruz, George Luiz Santos, espera voltar ao cargo

George Luiz Santos, eleito prefeito de Primeira Cruz no pleito de 2016, mas sucessivamente afastado, aspira retornar ao cargo. Foi o que revelou ao blog, em entrevista exclusiva. O político considera-se vítima de perseguição de grupos adversários, que antes eram correligionários seus e pelos quais foi apoiado no pleito de 2016.

O prefeito eleito foi afastado sumariamente pela Câmara de Vereadores em 16nov2018( logo depois que George Luiz deu aos seus candidatos na eleicao de 2018 a maioria dos votos do municipio), tendo retornado ao cargo por determinação do juiz da comarca logo em 18nov2018. Foi novamente afastado liminarmente pelo então presidente do TJMA em 28nov2018, tendo retornado mais uma vez em 9abr2019 por força de decisão do desembargador relator do caso e novamente afastado por decisão do mesmo presidente do TJMA. A Câmara de Vereadores, para dificultar ainda mais a vida do prefeito afastado, ainda julgou-o e condenou-o mais 2 outras vezes.

George Luiz integrava o forte grupo político que manda há anos em Primeira Cruz. Foi eleito nessa coligação; mas, por divergências políticas, foi afastado pela Câmara de Vereadores.

Desde então enfrenta os poderosos do lugar, com um rosário de idas e vindas ao cargo. As cassações e a perda de mandato ainda estão sendo contestadas na Justiça Estadual(Que na única decisão que enfrentou o mérito da questão, deu razão ao prefeito afastado), sendo que a crise sanitária internacional, determinante da pandemia, interrompeu o julgamento.

Retrospecto – O prefeito eleito e afastado é hoje aliado do governador Flávio Dino. Entre os benefícios recebidos com a nova parceria, está a estrada em construção em direção ao município(MA-320), antiga aspiração do povo do lugar. Mas ele reclama do quadro caótico estabelecido pelos seus adversários, principalmente no campo da saúde pública. Neste clima da pandemia do covid-19( que disparou no município nos últimos dias), por exemplo, não se vê qualquer procedimento destinado a salvar a situação da população carente( só houve distribuição das primeiras cestas básicas por estes últimos dias, apesar do município ter recebido a ajuda financeira do governo federal desde março).

Durante a entrevista, George Luiz recebeu informação de um amigo que, preocupado com os rumos da saúde pública municipal, estava levando medicamentos e insumos para familiares. “O abandono é generalizado, com as pessoas reclamando de tudo. Menos, é claro, a elite, que passa mais tempo fora do que dentro da cidade”, lamenta George Luiz. Ele aguarda a retomada dos trabalhos da Justiça Estadual, quando espera, ver julgada definitivamente sua demanda( a estratégia jurídica dos adversários políticos tem sido retardar esse julgamento).

Conversas – Sobre seu futuro político, o prefeito eleito revela que tem esperança de voltar ao cargo. Se voltar, disputará a reeleição. Caso isso não ocorra, vai intensificar as conversas com lideranças políticas que passaram a acompanhá-lo depois da traição. Acredita que se não for o seu, haverá nomes à altura para a disputa, afinados com os interesses da comunidade em geral. “O certo é que um novo quadro político-administrativo deverá instalar-se em Primeira Cruz, a partir do próximo pleito”.

Categoria: Notícia Geral