Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

Governo Dino intensifica ressocialização de apenados

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Governador Nunes Freire, entregou mais uma unidade prisional no interior do Maranhão. Com ela expande a rede de ressocialização de apenados e os inclui em programa de recuperação, com capacitação para o mercado de trabalho. Lá serão internados apenados que cumprirão pena na Região do Alto Turi e Gurupi.


A cerimonia reuniu o vice governador Carlos Brandão, os secretários estaduais Marcelo Tavares (Casa Civil) e Rubem Júnior (Articulação Política), os prefeitos Janilson dos Santos Coelho (Caçula-Presidente Médici), Nelene Gomes (Amapá do Maranhão) e Joedson Almeida dos Santos (Júnior Garimpeiro – Centro Novo do Maranhão). O gestor de Nunes Freire, Josimar Alves de Oliveira (Josimar da Serraria), os recepcionou.


Reivindicações – Em sessão solene, na Câmara, os vereadores elencaram reivindicações que apresentaram aos enviados do governador Flávio Dino. Para o presidente Vanderly Pereira da Silva (Vanderley), a saudável convivência dos poderes municipais permite essa interação em pro do progresso e do desenvolvimento do município e do bem-estar da população, principalmente a carente.


Do pacote constam a desapropriação, reconstrução e reequipamento do hospital municipal; a construção do matadouro público, a pavimentação asfáltica de logradouros nas zonas urbana e rural, a implantação de uma unidade do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), rede de educação profissional, científica e tecnológica. Entre outros pedidos menores.


Ressocialização – Na unidade prisional inaugurada os apenados terão terapia ocupacional, com a confecção de produtos que serão adquiridos pelo poder público. Na malharia produzirão uniformes com garantia de compra já assegurada: o Governo do Estado adquirirá 700 unidades da produção. Também serão orientados a confeccionar bloquetes que serão doados aos governos municipais da região para projetos de pavimentação.


Autoridades municipais entendem que essa iniciativa do Governo Flávio Dino prepara o apenado para o mercado de trabalho e se reintegrar à sociedade quando cumprida a pena. “Eles aprimorarão atividades que poderão ser de grande utilidade quando retornarem ao convívio social. E ainda terão oportunidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Alto Turi e Gurupi”, concordaram os prefeitos.

Categoria: Notícia Geral