Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

Coelho Neto faz São João que prestigia atrações Junina da região.

Com o intuito de reforçar os grupos da região local que fazem parte de manifestação cultural, principalmente os da época junina, o prefeito Bruno Silva junto à Secretaria de Cultura decretou  prioridade para as brincadeiras locais durante o São João. Com isso, deu possibilidades para a secretária Kinha Santos para buscar o maior número de atrações locais e mostrar a sua competência que oferece ao município.


“Isto nos deu oportunidade de descobrir e estimular vocações que passam a receber maior atenção do poder público local”, comentou a secretária de cultura.
O porque desse procedimento ser adotado, está no fato que por conta da pandemia, essas manifestações culturais não eram incentivadas nesse período. Através do apoio do município e suas medidas de segurança, as atividades puderam voltar sem isolamento.

Entre diversas atrações O Brilho de Coelho Neto, bumba-boi destacou-se bastante, com 20 anos de existência. Ele está entre as principais manifestações do municipio e é um dos preferidos do público que prestigiou o arraial. A festa teve duas etapas: a da zona rural, que disponibiliza a mesma satisfação a população na região que a da sede; e a da zona urbana. Todas atraíram visitantes e deram uma grande parcela ao êxito da temporada, encerrada na quinta-feira, 30 de junho.


O “São João da Gente” trouxe, entre outros atrativos, o Forró Samanta Lima, Dinas e Banda e Banda Sacode. Na parte do bumba-boi o destaque foi para o Brilho Estudantil de Coelho Neto, formado por alunos da Escola “Benedito Duarte”, A proposta é incluir no espírito da mocidade estudiosa a satisfação pela brincadeira, transformando a juventude em mantenedora das tradições.


Resistência – A brincadeira tem mais de 10 anos, sempre com o público estudantes da escola e com todas as orientações de autoria do professor José Augusto dos Santos Rocha, um caçador de talentos, mestre e cultor das tradições locais. Com a jornada da existência do boi, sua missão é atrair o interesse dos estudantes para a história da manifestação, sua importância cultural e a preservação da atividade. A coreografia ficou por conta do professor Erisvaldo.


Já a brincadeira da unidade local da APAE (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) também se estabelece em atração especial, pela performance dos seus brincantes. A professora Emanuella Ferreira traduziu a felicidade do grupo, que  também fixou parado por dois anos e retomou sua participação na vida do município esse ano. A professora agradeceu ao prefeito e aos organizadores do arraial pela oportunidade de colocar o seu grupo no Arraial , em especial a sintonia e a alegria pra essa temporada.


Idosos – O pessoal da (terceira) idade não ficou de fora do arraial do “São João da Gente” de Coelho Neto. Os idosos foram apresentados pela secretária municipal de Ação Social, Sonia Maria, sob a guarda de quem participam de atividades recreativas, esportivas e fisiculturais. A Quadrilha Balança Mas Não Cai é acompanhada pelo Serviço de Convivência, o mesmo que organiza o setor de danças típicas (carimbo), apresentado por crianças e adolescentes assistidos pelo SC.


A secretária ficou feliz com a sensibilidade do prefeito, ao olhar para essas pessoas em situação de vulnerabilidade social, é algo importante à ser lembrado. “A vida destas pessoas, acompanhadas pelo nosso serviço social, apresenta níveis de satisfação consideráveis. Elas têm seu comportamento profundamente melhorado, para alegria dos seus familiares”, diz Sonia Maria.


O vereador Rafael Cruz também estava presente e destacou a organização do arraial, o trabalho da equipe operacional, a garimpagem dos valores culturais que constituíram as manifestações apresentadas; e também a sensibilidade e o cuidado que o prefeito Bruno Silva está tendo com a população, que soube apresentar uma equipe também cuidadosa e atenta, que prestou total apoio para que o Arraial acontecesse. O vereador também elogiou a segurança que o público teve.

Categoria: Notícia Geral