SÃO JOÃO 2026 “A ALEGRIA DOS PROMESSEIROS” REÚNE TRADIÇÃO E CULTURA EM CURURUPU.

O São João “A alegria dos promesseiros” de Cururupu, realizado sob a gestão do prefeito Aldo Lopes, movimentou a Praça Dô Carvalho em um evento repleto de cultura e tradição. As festividades aconteceram no dia 20 e iram se estender até o dia 24 de junho, com uma programação variada celebrando o folclore local.

O público presente pôde prestigiar as apresentações das Caixeiras Livres para Voar, do Boi Sonho de Criança, do Tambor de Crioula Resgate Cultural, da Quadrilha Tradição de São João e do Boi Estrela de Bequimão.

Para fechar a noite com chave de ouro, o evento também teve um show especial da cantora Irianny Barros no palco alternativo. A realização do evento contou com a parceria do Governo do Maranhão, da SEMUC (Secretaria Municipal de Cultura) e da Prefeitura Municipal de Cururupu.

ENTREVISTAS & PRONUNCIAMENTOS 

O vice-prefeito Gustavo Pestana deu entrevista para o Blog À Noticia durante o evento, representando também o prefeito Aldo Lopes ele disse que a cultura popular é uma obrigação e uma herança histórica da prefeitura, sendo Cururupu o segundo mais antigo da região.

Ele destacou que a prefeitura preparou uma vasta programação que atende a todos os segmentos musicais e que o São João contará com o apoio do boi de orquestra e de zabumba.

Pestana enfatizou que o evento conta com a parceria do governo do estado, mencionando o governador Carlos Brandão como um parceiro constante do prefeito Aldo Lopes e de toda a cidade de Cururupu, permitindo investimentos significativos para a realização da festa na Praça Dô Carvalho.

O vice-prefeito também ressaltou o potencial cultural do município e a união com cidades vizinhas, que trazem suas atrações para Cururupu. Ele afirmou que todas as brincadeiras locais estão recebendo apoio total desde o início da gestão do prefeito Aldo Lopes.

Por fim, ao comentar sobre o cenário político e o fortalecimento da região, Gustavo Pestana também mencionou o pré-candidato ao governo, Orleans Brandão, reforçando a importância das alianças para o desenvolvimento da cultura local.

O secretário de cultura, Dell Diniz, iniciou sua fala agradecendo a Deus por mais um ano à frente do evento de São João na cidade, destacando o momento como o pontapé inicial dos trabalhos da festividade e ressaltando a grande tradição do festejo junino local.

Ele fez agradecimentos institucionais à prefeitura, citando o prefeito Aldo, além de Gustavo Pestana, Aluísio Mendes e Orlando Brandão, reforçando que toda a equipe trabalha unida para trazer o melhor da cultura maranhense para o município. O gestor agradeceu também a todas as pessoas envolvidas diretamente na organização, com o objetivo de realizar um evento acima do normal.


Ao detalhar a programação do dia, Dell Diniz informou que já haviam se apresentado as caixeiras, o Tambor de Crioula, o Bumba Meu Boi Juvenil de Criança e, no momento da entrevista, o evento recebia a atração Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão.

Por fim, ao ser questionado sobre o apoio do governo estadual, o secretário confirmou a colaboração, citando positivamente a parceria do Governador Carlos Brandão, além do suporte de Aluísio Mendes, Ivo Rezende e Miltinho Aragão para o fortalecimento da cultura no município.

Kassjsjakababanamak

 

 

”ORLEANS ESTÁ PREPARADO PARA GOVERNAR O MARANHÃO”, AFIRMA BRANDÃO.

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

VÍDEO: EM IMPERATRIZ, MARCUS BRANDÃO DESTACA CRESCIMENTO DE ORLEANS E DIZ QUE VICE SERÁ ANUNCIADO EM 10 DIAS.

Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.

Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.

“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”, resumiu.

Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.

Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.

ORLEANS REFORÇA PARCERIA COM SEGMENTO EVANGÉLICO EM PAÇO DO LUMIAR E SÃO LUÍS.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.


Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.


Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.


“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.


Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.

A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.
“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.

EM RIBEIRÃOZINHO, ORLEANS BRANDÃO DESTACA AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO E PROPOSTAS PARA A REGIÃO TOCANTINA.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, esteve nesta sexta-feira (19) em Ribeirãozinho do Maranhão, onde foi recebido pelo prefeito Flávio Soares, por lideranças políticas da Região Tocantina e pela população. Durante o encontro, falou sobre os investimentos realizados pelo Governo do Estado no município, apresentou propostas para a região e defendeu uma gestão construída a partir do diálogo com os prefeitos, da escuta da população e da presença constante nos municípios.


Ao lembrar sua atuação como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans destacou que percorreu os 217 municípios maranhenses ouvindo gestores e a população para transformar demandas em ações concretas.


“Eu não esperei o ano eleitoral para estar aqui. Talvez muitos de vocês não me conhecessem, mas eu já estava como secretário de Assuntos Municipalistas, dedicando a minha vida a fazer isso. Faz mais de quatro anos que estou andando por todos esses municípios, conversando com as pessoas, entendendo esse estado”, afirmou.


Durante o discurso, Orleans citou investimentos já realizados em Ribeirãozinho, como a implantação do Restaurante Popular, da unidade do Viva/Procon, da Estação Tech, pavimentação em bloquetes, perfuração de poços artesianos, entrega de tablets aos estudantes da rede estadual, melhorias na alimentação escolar e obras de infraestrutura que fortalecem o desenvolvimento do município.


Na área da saúde, defendeu a implantação de um Hospital de Urgência e Emergência em Imperatriz e de um Hospital Oncológico em Açailândia, com o objetivo de ampliar o acesso a atendimentos especializados na Região Tocantina.


“Eu participei de um governo que deu certo. Participei ativamente de entregas que melhoraram a vida das pessoas e sei que não posso parar por aqui. Eu sinto no meu coração que ainda vou ajudar muito essa região e continuar valorizando um povo que durante muito tempo não foi visto”, declarou.


O prefeito Flávio Soares destacou a parceria entre Ribeirãozinho e o Governo do Estado e afirmou que o município vive um novo momento com os investimentos realizados.


“Eu ainda não tinha visto o Governo do Estado entregar tanto para os municípios da Região Tocantina. É um governo presente, que trabalha, que olha para o interior. Esse é o tipo de governo que o povo está aprovando e nós vamos continuar nesse rumo”, afirmou.


Também participaram do encontro o ex-prefeito Geraldo Braga, o vice-prefeito Boaz Rocha, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Soares, o ex-prefeito de Buritirana Wagtônio Brandão, o ex-prefeito de Imperatriz e pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, além dos prefeitos Zé Pequeno (Davinópolis), Domingos França (Montes Altos), Antônio Coelho, Léo Cunha (Estreito), vereadores, secretários municipais e lideranças de diversos municípios da Região Tocantina.

LIDERANÇA DE SÃO LUÍS ANUNCIA APOIO A ORLEANS APÓS DEIXAR BRAIDE.

Mais uma liderança da capital chega para reforçar o time do pré-candidato Orleans Brandão (MDB), nesta sexta-feira (19), após deixar o pré-candidato Eduardo Braide. João Pedro, que foi candidato a vereador por São Luís e tem forte trabalho na região do Sacavém, declarou seu apoio em vídeo ao lado do ex-prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende, que disputa vaga de deputado estadual.

“É com muita honra e alegria que a gente chega para somar ao time do nosso próximo governador, Orleans Brandão”, reforça João Pedro.

“Fico feliz com sua chegada, não só eu, como também o nosso próximo deputado federal, Júnior Lourenço”, agradece Gleydson Resende.