POPULAÇÃO DE NOVA COLINAS DEMONSTRA CONFIANÇA EM ORLEANS BRANDÃO.

Em um grande encontro político liderado pela prefeita Mariana Ribeiro, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, recebeu manifestações de apoio de lideranças em Nova Colinas, nesta sexta-feira (26). No evento, foram destacadas as ações do Governo do Estado no município e defendida a continuidade desse trabalho com Orleans Brandão.


“Nova Colinas tem recebido muito do Governo do Estado e tudo que veio para o município teve a parceria desse jovem quando secretário de Assuntos Municipalistas, e ele será o próximo governador do Maranhão. Com ele Nova Colinas vai crescer e avançar ainda mais”, afirmou o vereador Hamilton da Vargem.


A prefeita de Feira Nova do Maranhão, Luiza Coutinho, também reforçou apoio ao pré-candidato e destacou a continuidade das ações que a região tem recebido do governo estadual. “Esse jovem assumiu uma grande responsabilidade e está preparado. O trabalho que vem sendo feito no Maranhão não pode ser interrompido. Deus já consagrou essa vitória em nossas vidas”, declarou.


Também participaram do evento o vice-prefeito Gilberto Rocha, o pré-candidato a deputado estadual Paulo Casé, além dos vereadores Jesus Leite, Orlando, João Cota, Neto Átila, Edvaldo. O encontro reuniu ainda ex-vereadores e lideranças de Feira Nova, Riachão e povoados da região, Zé Negume, Chico Altina, Reginaldo Coelho e Elton Coelho, fortalecendo a aliança política em torno da pré-candidatura de Orleans.


Um dos momentos mais marcantes do encontro foi o pronunciamento da prefeita Mariana Ribeiro, que destacou a parceria construída graças ao diálogo permanente mantido com o então secretário. “Sou Orleans pela gratidão que tenho a ele. Em muitos momentos nos escutou, recebeu nossas demandas e encaminhou as soluções. Sou grata pelo Restaurante Popular, o mais bonito do Maranhão, que tanto beneficia as famílias de Nova Colinas. Sou grata pela Escola Militar, pela areninha, pelo poço que vai melhorar o abastecimento de água, pela praça que será nosso cartão-postal, pelo mercado público e pelo asfalto. Muitas dessas obras já foram promessas no passado. Nós temos o que falar e o que mostrar”, enfatizou.

Durante seu discurso, Orleans Brandão destacou a experiência adquirida ao percorrer os 217 municípios maranhenses e afirmou que o municipalismo continuará sendo uma das principais marcas de seu projeto político. “Recebi a missão de conversar com prefeitos, vereadores e lideranças, não parei um dia sequer. Estou andando o estado, vendo sonhos sendo realizados e obras sendo entregues, para melhorar a vida das pessoas”, afirmou. Ele ainda anunciou novos investimentos para Nova Colinas, entre eles a implantação de uma ciclovia e novos trechos de pavimentação asfáltica.

Entre os participantes do encontro, a aposentada Raimunda Bandeira da Silva afirmou confiar no projeto político apresentado pelo pré-candidato. “Eu achei muito bom o evento. Nunca tinha visto ele pessoalmente, mas já conhecia as propostas dele. Ele ajuda muito a nossa cidade e eu confio nele para ser nosso próximo governador”, declarou.

O morador Francisco Maia também destacou o trabalho desenvolvido por Orleans durante o período em que atuou no Governo do Estado. “Conheço Orleans há cerca de um ano. Ele vem desenvolvendo um trabalho muito bom e o Maranhão está de parabéns em confiar em um homem como ele”, afirmou.

AO INTERCEDER POR EVANGÉLICOS, MICAL FICA PRESA NA SMTT.

A deputada Mical Damasceno (Republicanos) foi vítima de ação arbitrária por parte da gestão e de funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no fim da tarde desta sexta-feira (26). Ela foi impedida de deixar o órgão e teve seu carro retido por funcionários, que também teriam cometido excesso ao impedir a parlamentar de deixar o local.

Mical explicou que buscou a SMTT para interceder por irmãos evangélicos que procuraram ela para denunciar que estavam sendo impedidos de pregar a palavra de Deus dentro dos Terminais de Integração.

Por meio de vídeos feitos em um Terminal de Integração, ela foi até a SMTT para comprovar que os grupos de oração não causavam qualquer problema. Chegando à secretaria, ela se identificou como deputada e tentou dialogar sobre as denúncias, mas acabou ficando presa e os funcionários do órgão disseram que poderiam tomar seu celular.

A situação só foi contornada e a deputada liberada depois das 20h, após a chegada de autoridades da Polícia Militar.

ORLEANS BRANDÃO AFIRMA QUE GERAR EMPREGO E RENDA SERÁ MARCA DE SEU GOVERNO.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.


Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.


O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.


Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.

Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.

SÃO JOÃO DE PEDRO DO ROSÁRIO REÚNE CULTURA E ATRAÇÕES COM GRANDE PROGRAMAÇÃO JUNINA.

Sob a gestão do prefeito Toca Serra, o município de Pedro do Rosário deu início às celebrações do seu tradicional São João no dia 24 de junho, com uma festa marcante que promete movimentar a região e se estender com grandes atrações até o dia 30 de junho.


A programação do dia de São João contou com a apresentação da Dança Indígena Tupi Guajajara de Viana, Cia Estrela Magnifica de Pinheiro e o agito da radiola Super Mega Itamaraty, que garantiu a animação do público.

ENTREVISTAS & PRONUNCIAMENTOS 

O prefeito Toca Serra em entrevista para o Blog À Notícia, destacou que a cultura é uma prioridade em Pedro do Rosário devido à paixão do povo da Baixada por dança, bumba meu boi, bandas e reggae.

Ele ressaltou que as festividades do São João de 2026 marcaram a continuidade de suas ações na segunda gestão, focando em construir uma cidade melhor.


Eventos marcantes como o aniversário da cidade e o carnaval de 2025, que trouxe trios elétricos no estilo baiano, foram citados como exemplos de iniciativas feitas para alegrar a população. Além disso, a prefeitura disponibilizou um telão para o público assistir aos jogos da seleção na Copa do Mundo.

Primeira – Dama Franciane Serra e o Prefeito Toca Serra de Pedro do Rosário.

O próximo grande evento será o aniversário de emancipação política do município. O gestor agradeceu o apoio do governo estadual e de parceiros políticos por melhorias em infraestrutura, saúde e educação.

Por fim, destacou que a atração da Mega Itamaraty é uma forte ligação local com o reggae e reforçou o compromisso com segurança e o policiamento para garantir uma festa pacífica.

Prefeito Toca Serra e o Secretário de Articulação Política Felipe Serra de Pedro do Rosário.

O secretário de cultura, Clenilson Rocha, destacou que é uma grande satisfação estar à frente da pasta, especialmente em um grande evento como a abertura do arraial.

A realização da festa tem como propósitos a valorização e o resgate da cultura de Pedro do Rosário, o que ele atribuiu ao apoio do prefeito Toca Serra no incentivo aos fazedores de cultura para viabilizar um evento bonito e organizado.

O secretário informou que o arraial começou no dia 24, Dia de São João, e se estenderia até o dia 30, totalizando sete dias de apresentações culturais e musicais. A programação incluiu atrações locais e de outros municípios, como danças, quadrilhas, bumba meu boi de matraca e cacuriá.

O vereador e presidente da câmara, Júnior de Tiago, agradeceu a Deus, ao secretário de cultura Clenilson Rocha e ao prefeito Toca Serra pelo incentivo à cultura local, estendendo os agradecimentos a todos os vereadores do município.

Prefeito Toca Serra de Pedro do Rosário.

Ele reforçou que a gestão segue trabalhando para melhorar a cidade e manter viva a raiz cultural da região. Sobre o apoio do governo estadual, destacou a parceria com Orleans Brandão e Toca Serra, manifestando a esperança de que a obra da estrada que liga o Santeiro a Pedro do Rosário seja concluída.

Por fim, afirmou que os poderes executivo e legislativo trabalham em harmonia e parceria para o bem da comunidade, assinando projetos que trazem benefícios para diversas localidades do município.

Vereador Júnior de Tiago e Presidente da Câmara Municipal de Pedro do Rosário.

O secretário de articulação política Felipe Serra destacou que o arraial representou o início da valorização da tradição e da cultura de Pedro do Rosário. Ele ressaltou que o evento contou com grandes atrações.

Secretário de Cultura Clenilson Rocha de Pedro do Rosário.

Ele explicou que a parceria e a união entre o prefeito Toca Serra e a Câmara de Vereadores fortaleceram o compromisso com a população, sendo o trabalho baseado em união, parceria e amizade. Ao final, ele desejou um ótimo São João a todos, com votos de muita paz, amor e união para aproveitar as festas.




EM SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS, POPULAÇÃO DECLARA APOIO A ORLEANS BRANDÃO.

A agenda do pré-candidato a governador Orleans Brandão no Sul do Maranhão foi marcada, nesta quinta-feira (25) por um caloroso encontro com a a população de São Raimundo das Mangabeiras, liderado pelo prefeito Accioly Cardoso, que reuniu também diversas lideranças políticas, entre elas ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e apoiadores da região.

Ao agradecer pelo carinho com que foi recebido, Orleans Brandão falou da sua trajetória política, da experiência adquirida como secretário de Assuntos Municipalistas, e ressaltou a importância das parcerias com os municípios e do diálogo com lideranças locais para a construção de propostas que deem continuidade ao processo de desenvolvimento do Maranhão.


“Nos últimos quatro anos, dediquei minha vida a conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Tenho muito orgulho do que a gente já construiu, em ver que o estado está avançando, que o municipalismo saiu do papel e se transformou em ações concretas. Para dar continuidade a esse grande trabalho já realizado pelo governador Carlos Brandão, precisamos de parceiros como o prefeito Accioly e todo esse grupo que quer o desenvolvimento de São Raimundo das Mangabeiras”, afirmou Orleans Brandão.


O evento contou com forte adesão popular, com presença de moradores da zona rural, das comunidades de Vale Verde, Morro do Chupé e assentamento Bacuri, além de lideranças políticas locais que destacaram o apoio ao projeto de Orleans Brandão e reforçaram a continuidade das ações no município, como o ex-prefeito Francismar Carvalho: “É motivo de muito orgulho e de muita satisfação participar deste evento e ver tanta gente entusiasmada pelo trabalho que precisa continuar no Maranhão. Eu confio que Orleans vai ser vitorioso”.

O prefeito Accioly Cardoso destacou a relação de Orleans com o município e o reconhecimento das ações já realizadas na região. “Ele conhece todo o Maranhão e todos os projetos que temos para São Raimundo das Mangabeiras. Como secretário nos ajudou a trazer a praça, o centro comercial, a tão sonhada ponte. A ele toda a nossa gratidão e a certeza que continuaremos caminhando juntos rumo à vitória”, enfatizou.

Ao responder às demandas apresentadas pelas lideranças, Orleans Brandão defendeu mais investimentos em abastecimento d’água e na infraestrutura viária na região Sul do Maranhão, além de propor a ampliação e duplicação da estrada que liga São Raimundo das Mangabeiras ao município de Loreto, e a construção da primeira maternidade da região Sul.

ORLEANS BRANDÃO AMPLIA DIÁLOGO E PROJETA INVESTIMENTOS EM SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS.

Em agenda no Sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, visitou obras de infraestrutura e equipamentos públicos em São Raimundo das Mangabeiras, onde ampliou o diálogo com as lideranças locais sobre as demandas do município e os investimentos realizados na região.

Acompanhado do prefeito Accioly Cardoso, Orleans iniciou a agenda pela ponte do Porto do Mamão, importante ligação da zona rural do município onde a antiga estrutura de madeira utilizada por moradores e produtores da região foi substituída.


Durante a visita, moradores relataram os benefícios da obra e destacaram a melhoria na mobilidade e na segurança de quem utiliza diariamente a travessia. “Melhorou mil vezes. Agora a gente passa com muito mais segurança”, afirmou o morador Haroldo Martins.

Na sequência da agenda, Orleans visitou o Hospital de Urgência e Emergência de São Raimundo das Mangabeiras, onde conheceu a estrutura da unidade, os setores de atendimento, a enfermaria, a pediatria e os espaços destinados aos serviços de urgência e emergência.

Durante a visita, o prefeito Accioly Cardoso apresentou as principais demandas da unidade, especialmente relacionadas à ampliação dos serviços de saúde e à necessidade de novos investimentos para fortalecer o atendimento regional.

Orleans também acompanhou a estrutura já existente na unidade, incluindo salas cirúrgicas e espaços preparados para a ampliação dos serviços, além de conhecer a rotina de atendimento dos profissionais e pacientes.

O pré-candidato destacou a importância de conhecer de perto a realidade dos municípios e afirmou que o diálogo com as lideranças e com a população é fundamental para a construção de propostas para um plano de governo.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. O municipalismo é construído ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade”, afirmou.

Ao abordar as demandas apresentadas na área da saúde, Orleans voltou a defender investimentos que ampliem a rede de atendimento na região Sul do Maranhão.

“Precisamos fortalecer ainda mais a saúde da região Sul e aproximar os serviços da população”, declarou.