SÃO JOÃO DE MATINHA 2026: GESTÃO NILTON EVERTON INICIA FESTEJO E TRADIÇÃO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL.

A Prefeitura de Matinha deu início no dia 21 de junho à grande abertura do São João de Matinha 2026, com o tema No Sotaque da Copa. Sob a gestão do prefeito Nilton Everton, os festejos tradicionais aconteceram na Praça Juarez Silva Costa e se estenderão até o dia 27 de junho.


Prefeito Nilton Everton e a Primeira – Dama Meireluce Silva Everton de Matinha.

Celebrando a riqueza da cultura local com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Governo do Estado do Maranhão através da SECMA. A noite de abertura contou com uma programação diversificada e repleta de atrações que animaram o público, iniciando com as apresentações culturais da Quadrilha Fé em Deus, vinda do Quilombo Alto de Pedra, seguida pelo Carimbó de Terezinha, de Olinda Nova, e pela Dança Cigana Gypse, de Arari.

Vice – Prefeito Cabeça de Sebastião e o Prefeito Nilton Everton de Matinha.

A sequência de shows musicais ficou por conta das bandas Raiz Tribal, Collo de Menina e do cantor Luan Costa, além da animação da Banda Skema A3 no Espaço Arrasta Pé durante os intervalos das atrações principais.

ENTREVISTAS & PRONUNCIAMENTOS 

 

ORLEANS BRANDÃO REÚNE PREFEITOS EM SÃO LUÍS E FORTALECE ARTICULAÇÃO POLÍTICA PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS DA PRÉ-CAMPANHA.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.


O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.


Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

*Unidade*

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

WEVERTON ROCHA DESTACA UNIÃO DE ESFORÇOS NO LANÇAMENTO DAS OBRAS DA NOVA SEDE DA EMBRAPA MARANHÃO.

O senador Weverton Rocha prestigiou, na manhã desta segunda-feira (22), ato que marcou o início das obras de construção da nova sede da Embrapa no Maranhão, realizado no Campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís. O parlamentar afirmou que a nova sede é resultado da união de esforços entre a Embrapa, o Governo Federal e a bancada maranhense.

“Hoje é um dia histórico para o Maranhão. A Embrapa tem um papel estratégico para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ficamos felizes em contribuir para que esse projeto saísse do papel. Trabalhamos junto à bancada federal para garantir recursos e fortalecer uma instituição que produz conhecimento, gera oportunidades e transforma vidas”, afirmou o senador.


Presentes ao ato a presidente do órgão, Silvia Massruhá; o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim; o deputado federal Márcio Honaiser; o diretor-geral do IFMA Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, além de autoridades, representantes do setor produtivo, pesquisadores e estudantes.

“Quero registrar o reconhecimento da Embrapa ao senador Weverton Rocha, que sempre esteve ao lado da nossa instituição. Por meio de sua articulação junto à bancada federal, presidida pelo deputado Márcio Honaiser, foram destinados recursos importantes que contribuíram para o fortalecimento da infraestrutura e dos projetos da Embrapa no Maranhão”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim.

*Investimento*
O empreendimento, que receberá investimentos de R$ 43,9 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representa um marco para o fortalecimento da pesquisa agropecuária, da inovação e do desenvolvimento sustentável no Maranhão.

A nova estrutura será construída em uma área de aproximadamente 22 hectares e contará com instalações modernas voltadas à pesquisa, inovação e articulação institucional, fortalecendo a atuação da Embrapa nos biomas Amazônia e Cerrado, na região do Matopiba, na agricultura familiar e junto às comunidades tradicionais.

SÃO JOÃO 2026 “A ALEGRIA DOS PROMESSEIROS” REÚNE TRADIÇÃO E CULTURA EM CURURUPU.

O São João “A alegria dos promesseiros” de Cururupu, realizado sob a gestão do prefeito Aldo Lopes, movimentou a Praça Dô Carvalho em um evento repleto de cultura e tradição. As festividades aconteceram no dia 20 e iram se estender até o dia 24 de junho, com uma programação variada celebrando o folclore local.

O público presente pôde prestigiar as apresentações das Caixeiras Livres para Voar, do Boi Sonho de Criança, do Tambor de Crioula Resgate Cultural, da Quadrilha Tradição de São João e do Boi Estrela de Bequimão.

Para fechar a noite com chave de ouro, o evento também teve um show especial da cantora Irianny Barros no palco alternativo. A realização do evento contou com a parceria do Governo do Maranhão, da SEMUC (Secretaria Municipal de Cultura) e da Prefeitura Municipal de Cururupu.

ENTREVISTAS & PRONUNCIAMENTOS 

O vice-prefeito Gustavo Pestana deu entrevista para o Blog À Noticia durante o evento, representando também o prefeito Aldo Lopes ele disse que a cultura popular é uma obrigação e uma herança histórica da prefeitura, sendo Cururupu o segundo mais antigo da região.

Ele destacou que a prefeitura preparou uma vasta programação que atende a todos os segmentos musicais e que o São João contará com o apoio do boi de orquestra e de zabumba.

Pestana enfatizou que o evento conta com a parceria do governo do estado, mencionando o governador Carlos Brandão como um parceiro constante do prefeito Aldo Lopes e de toda a cidade de Cururupu, permitindo investimentos significativos para a realização da festa na Praça Dô Carvalho.

O vice-prefeito também ressaltou o potencial cultural do município e a união com cidades vizinhas, que trazem suas atrações para Cururupu. Ele afirmou que todas as brincadeiras locais estão recebendo apoio total desde o início da gestão do prefeito Aldo Lopes.

Por fim, ao comentar sobre o cenário político e o fortalecimento da região, Gustavo Pestana também mencionou o pré-candidato ao governo, Orleans Brandão, reforçando a importância das alianças para o desenvolvimento da cultura local.

O secretário de cultura, Dell Diniz, iniciou sua fala agradecendo a Deus por mais um ano à frente do evento de São João na cidade, destacando o momento como o pontapé inicial dos trabalhos da festividade e ressaltando a grande tradição do festejo junino local.

Ele fez agradecimentos institucionais à prefeitura, citando o prefeito Aldo, além de Gustavo Pestana, Aluísio Mendes e Orlando Brandão, reforçando que toda a equipe trabalha unida para trazer o melhor da cultura maranhense para o município. O gestor agradeceu também a todas as pessoas envolvidas diretamente na organização, com o objetivo de realizar um evento acima do normal.


Ao detalhar a programação do dia, Dell Diniz informou que já haviam se apresentado as caixeiras, o Tambor de Crioula, o Bumba Meu Boi Juvenil de Criança e, no momento da entrevista, o evento recebia a atração Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão.

Por fim, ao ser questionado sobre o apoio do governo estadual, o secretário confirmou a colaboração, citando positivamente a parceria do Governador Carlos Brandão, além do suporte de Aluísio Mendes, Ivo Rezende e prefeito de São Mateus Miltinho Aragão para o fortalecimento da cultura no município.

 


Vice – Primeira Dama Marcela Pestana e o seu Esposo Vice – Prefeito Gustavo Pestana de Cururupu.

”ORLEANS ESTÁ PREPARADO PARA GOVERNAR O MARANHÃO”, AFIRMA BRANDÃO.

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

VÍDEO: EM IMPERATRIZ, MARCUS BRANDÃO DESTACA CRESCIMENTO DE ORLEANS E DIZ QUE VICE SERÁ ANUNCIADO EM 10 DIAS.

Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.

Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.

“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”, resumiu.

Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.

Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.