DEBATE ENTRE TIAGO E JOEL EVIDENCIA SUPERIORIDADE TÉCNICA DA EQUIPE DE BRANDÃO SOBRE A GESTÃO BRAIDE.

O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.

Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.

Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.

Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

SÃO JOÃO DE MATINHA 2026: GESTÃO NILTON EVERTON INICIA FESTEJO E TRADIÇÃO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL.

A Prefeitura de Matinha deu início no dia 21 de junho à grande abertura do São João de Matinha 2026, com o tema No Sotaque da Copa. Sob a gestão do prefeito Nilton Everton, os festejos tradicionais aconteceram na Praça Juarez Silva Costa e se estenderão até o dia 27 de junho.


Prefeito Nilton Everton e a Primeira – Dama Meireluce Silva Everton de Matinha.

Celebrando a riqueza da cultura local com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Governo do Estado do Maranhão através da SECMA. A noite de abertura contou com uma programação diversificada e repleta de atrações que animaram o público, iniciando com as apresentações culturais da Quadrilha Fé em Deus, vinda do Quilombo Alto de Pedra, seguida pelo Carimbó de Terezinha, de Olinda Nova, e pela Dança Cigana Gypse, de Arari.

Vice – Prefeito Cabeça de Sebastião e o Prefeito Nilton Everton de Matinha.

A sequência de shows musicais ficou por conta das bandas Raiz Tribal, Collo de Menina e do cantor Luan Costa, além da animação da Banda Skema A3 no Espaço Arrasta Pé durante os intervalos das atrações principais.

ENTREVISTAS & PRONUNCIAMENTOS 

O prefeito Nilton Everton em entrevista para o Blog À Notícia destacou que o São João de Matinha é um patrimônio cultural do estado com 49 anos de tradição. Ele enfatizou que o evento deste ano conta com o apoio do governador Brandão para proporcionar momentos inesquecíveis à população, que é muito ligada à cultura, ao esporte, ao bumba meu boi, ao tambor de crioula e às danças indígenas.


Ex – Prefeita Linielda de Eldo e seu Esposo Eldo Jorge de Matinha.

Em relação à pré-candidatura de Orleans Brandão, o prefeito confirmou seu total apoio e compromisso, afirmando acreditar que ele é a melhor opção para o Maranhão e que dará continuidade ao fortalecimento da cultura, infraestrutura e saúde no município.

Entre as principais obras e ações realizadas em parceria com o governo do estado, o prefeito mencionou a Estação Tech, projetos de filetagem de peixe, diversos quilômetros de asfalto, além de ambulâncias e viaturas, totalizando cerca de 41 ações destinadas ao município de Matinha.

Vereadora e Presidente da Câmara Clemilda Silva de Matinha.

O vice-prefeito Cabeça de Sebastião expressou sua enorme satisfação em participar do segundo São João da gestão, destacando o compromisso do prefeito Nilton Everton e de toda a equipe com as festividades culturais de Matinha.

Ex – Prefeita Linielda de Eldo de Matinha.

Ele elogiou a organização do arraial e a ornamentação, ressaltando a importância de valorizar a cultura local em parceria com o governo do estado. Por fim, ele parabenizou o município pelo evento e celebrou os festejos de São João, São Marçal e São Pedro.

Vice – Prefeito Cabeça de Sebastião de Matinha.

A vereadora e presidente da câmara, Clemilda da Silva, expressou grande gratificação ao iniciar o festejo de São João em Matinha, ressaltando o evento como uma importante tradição local.

Prefeito Nilton Everton de Matinha.

Ela agradeceu a presença de toda a população e parabenizou a Secretaria de Cultura e o prefeito Nilton Everton pela organização da festa. Além disso, agradeceu o apoio do governo do estado, mencionando o governador Carlos Brandão como um parceiro fundamental para o município.

ORLEANS BRANDÃO REÚNE PREFEITOS EM SÃO LUÍS E FORTALECE ARTICULAÇÃO POLÍTICA PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS DA PRÉ-CAMPANHA.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.


O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.


Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

*Unidade*

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

WEVERTON ROCHA DESTACA UNIÃO DE ESFORÇOS NO LANÇAMENTO DAS OBRAS DA NOVA SEDE DA EMBRAPA MARANHÃO.

O senador Weverton Rocha prestigiou, na manhã desta segunda-feira (22), ato que marcou o início das obras de construção da nova sede da Embrapa no Maranhão, realizado no Campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís. O parlamentar afirmou que a nova sede é resultado da união de esforços entre a Embrapa, o Governo Federal e a bancada maranhense.

“Hoje é um dia histórico para o Maranhão. A Embrapa tem um papel estratégico para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ficamos felizes em contribuir para que esse projeto saísse do papel. Trabalhamos junto à bancada federal para garantir recursos e fortalecer uma instituição que produz conhecimento, gera oportunidades e transforma vidas”, afirmou o senador.


Presentes ao ato a presidente do órgão, Silvia Massruhá; o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim; o deputado federal Márcio Honaiser; o diretor-geral do IFMA Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, além de autoridades, representantes do setor produtivo, pesquisadores e estudantes.

“Quero registrar o reconhecimento da Embrapa ao senador Weverton Rocha, que sempre esteve ao lado da nossa instituição. Por meio de sua articulação junto à bancada federal, presidida pelo deputado Márcio Honaiser, foram destinados recursos importantes que contribuíram para o fortalecimento da infraestrutura e dos projetos da Embrapa no Maranhão”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim.

*Investimento*
O empreendimento, que receberá investimentos de R$ 43,9 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representa um marco para o fortalecimento da pesquisa agropecuária, da inovação e do desenvolvimento sustentável no Maranhão.

A nova estrutura será construída em uma área de aproximadamente 22 hectares e contará com instalações modernas voltadas à pesquisa, inovação e articulação institucional, fortalecendo a atuação da Embrapa nos biomas Amazônia e Cerrado, na região do Matopiba, na agricultura familiar e junto às comunidades tradicionais.

SÃO JOÃO 2026 “A ALEGRIA DOS PROMESSEIROS” REÚNE TRADIÇÃO E CULTURA EM CURURUPU.

O São João “A alegria dos promesseiros” de Cururupu, realizado sob a gestão do prefeito Aldo Lopes, movimentou a Praça Dô Carvalho em um evento repleto de cultura e tradição. As festividades aconteceram no dia 20 e iram se estender até o dia 24 de junho, com uma programação variada celebrando o folclore local.

O público presente pôde prestigiar as apresentações das Caixeiras Livres para Voar, do Boi Sonho de Criança, do Tambor de Crioula Resgate Cultural, da Quadrilha Tradição de São João e do Boi Estrela de Bequimão.

Para fechar a noite com chave de ouro, o evento também teve um show especial da cantora Irianny Barros no palco alternativo. A realização do evento contou com a parceria do Governo do Maranhão, da SEMUC (Secretaria Municipal de Cultura) e da Prefeitura Municipal de Cururupu.

ENTREVISTAS & PRONUNCIAMENTOS 

O vice-prefeito Gustavo Pestana deu entrevista para o Blog À Noticia durante o evento, representando também o prefeito Aldo Lopes ele disse que a cultura popular é uma obrigação e uma herança histórica da prefeitura, sendo Cururupu o segundo mais antigo da região.

Ele destacou que a prefeitura preparou uma vasta programação que atende a todos os segmentos musicais e que o São João contará com o apoio do boi de orquestra e de zabumba.

Pestana enfatizou que o evento conta com a parceria do governo do estado, mencionando o governador Carlos Brandão como um parceiro constante do prefeito Aldo Lopes e de toda a cidade de Cururupu, permitindo investimentos significativos para a realização da festa na Praça Dô Carvalho.

O vice-prefeito também ressaltou o potencial cultural do município e a união com cidades vizinhas, que trazem suas atrações para Cururupu. Ele afirmou que todas as brincadeiras locais estão recebendo apoio total desde o início da gestão do prefeito Aldo Lopes.

Por fim, ao comentar sobre o cenário político e o fortalecimento da região, Gustavo Pestana também mencionou o pré-candidato ao governo, Orleans Brandão, reforçando a importância das alianças para o desenvolvimento da cultura local.

O secretário de cultura, Dell Diniz, iniciou sua fala agradecendo a Deus por mais um ano à frente do evento de São João na cidade, destacando o momento como o pontapé inicial dos trabalhos da festividade e ressaltando a grande tradição do festejo junino local.

Ele fez agradecimentos institucionais à prefeitura, citando o prefeito Aldo, além de Gustavo Pestana, Aluísio Mendes e Orlando Brandão, reforçando que toda a equipe trabalha unida para trazer o melhor da cultura maranhense para o município. O gestor agradeceu também a todas as pessoas envolvidas diretamente na organização, com o objetivo de realizar um evento acima do normal.


Ao detalhar a programação do dia, Dell Diniz informou que já haviam se apresentado as caixeiras, o Tambor de Crioula, o Bumba Meu Boi Juvenil de Criança e, no momento da entrevista, o evento recebia a atração Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão.

Por fim, ao ser questionado sobre o apoio do governo estadual, o secretário confirmou a colaboração, citando positivamente a parceria do Governador Carlos Brandão, além do suporte de Aluísio Mendes, Ivo Rezende e prefeito de São Mateus Miltinho Aragão para o fortalecimento da cultura no município.

 


Vice – Primeira Dama Marcela Pestana e o seu Esposo Vice – Prefeito Gustavo Pestana de Cururupu.

”ORLEANS ESTÁ PREPARADO PARA GOVERNAR O MARANHÃO”, AFIRMA BRANDÃO.

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.