Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

BURITI REALIZA FESTEJOS DE SANTANA COM ATRAÇÕES DE PESO E TRADIÇÃO DE VAQUEJADA

O Festejo de Santana em Buriti se estende por dez dias consecutivos. Entre os dias 16 e 26 de julho, a festa se desenvolveu com uma vasta e diversificada programação. O início mais uma vez foi marcado pelo levantamento do mastro. Deste dia em diante, o pátio da igreja da padroeira da cidade permaneceu sempre lotado, sendo em maior grau nos horários de celebração, enquanto que paralelamente aconteciam as atividades culturais e esportivas.


Para o secretário de Cultura de Buriti, Cirlando Santos, o festejo vem se expandindo, tendo se projetado com maior impulso a partir da administração do prefeito Naldo. A prefeitura de Buriti tem colaborado com a divulgação da festa nas cidades vizinhas e nos povoados.


“Como nós investimos mais em segurança e na diversificação da programação, atraímos mais gente para a cidade. Nos três anos em que a prefeitura passou a apoiar com peso para que a festa aconteça dentro daquilo previsto, nunca houve o registro de acidente”, destacou o prefeito Naldo. Foi ele que resgatou a festa dos vaqueiros dentro da programação dos Festejos de Santana.


Em 2018 houve a participação de mais de sete mil pessoas e distribuição de mais de R$ 30 mil em prêmios. A segunda edição da noite dos vaqueiros este ano contou com a participação de mais de dez mil vaqueiros presentes mais de 20 mil em premiações.


“Ele é um prefeito que se preocupa com a cultura da cidade. Vem realizando um belo trabalho em Buritii. Quando Naldo assumiu a prefeitura havia muita coisa sem funcionar. Era uma cidade abandonada. Hoje se pode ver que tem muito trabalho e construção. E o mais importante, o salário em dia”, avalia o secretário de Cultura, Cirlando Santos.


O padre Jerry Rocci Guimarães Lima, da Paróquia de Santana, observa com satisfação o crescimento do número de participantes nos festejos em devoção à Santana. “A cada ano tem sido crescente o número de fiéis da cidade de Buriti e vindo de outras cidades. Esse é um período em que os filhos de Buriti retornar à terra natal, acontecendo os famosos encontros familiares na cidade. Nosso festejo tem essa característica forte de ser familiar, propiciando a reunião das famílias.


Cada noite dos festejos é reservada a uma repartição pública. Uma característica peculiar no festejo de Santana é que cada comunidade que participa das homenagens à santa também trazem seus santos padroeiros para fazer parte da cerimônia religiosa. Na noite de nossa Senhora de Lourdes, um domingo, 21, aconteceu mais uma vez a homenagem aos vaqueiros que tradicionalmente são referenciados após a realização de missa campal ao ar livre.


Dividindo os holofotes com o cantor Wesley Safadão, atração do dia 24 de julho, e apontado como uma das grandes atrações da Cavalgada de Buriti, Galego Aboiador, disse sentir imensa felicidade em estar na cidade. “É uma grande satisfação participar de uma festa maravilhosa como esta que o prefeito Naldo preparou em Buriti. A cidade está de parabéns”, disse Galego Aboiador.


Pela primeira vez participando dos festejos, Marcelo Aboiador, companheiro de Galego Aboiador, disse estar satisfeito com a recepção da prefeitura de Buriti. “Foi uma satisfação trabalhar com o prefeito Naldo Batista. Uma festa maravilhosa, uma das mais bonitas que já assisti pelo Maranhão afora. Se Deus quiser vou voltar sempre para cantar para o público de Buriti”, disse.

Categoria: Notícia Geral