SÃO JOÃO DE PEDRO DO ROSÁRIO REÚNE CULTURA E ATRAÇÕES COM GRANDE PROGRAMAÇÃO JUNINA.

Sob a gestão do prefeito Toca Serra, o município de Pedro do Rosário deu início às celebrações do seu tradicional São João no dia 24 de junho, com uma festa marcante que promete movimentar a região e se estender com grandes atrações até o dia 30 de junho.


A programação do dia de São João contou com a apresentação da Dança Indígena Tupi Guajajara de Viana, Cia Estrela Magnifica de Pinheiro e o agito da radiola Super Mega Itamaraty, que garantiu a animação do público.

ENTREVISTAS & PRONUNCIAMENTOS 

O prefeito Toca Serra em entrevista para o Blog À Notícia, destacou que a cultura é uma prioridade em Pedro do Rosário devido à paixão do povo da Baixada por dança, bumba meu boi, bandas e reggae.

Ele ressaltou que as festividades do São João de 2026 marcaram a continuidade de suas ações na segunda gestão, focando em construir uma cidade melhor.


Eventos marcantes como o aniversário da cidade e o carnaval de 2025, que trouxe trios elétricos no estilo baiano, foram citados como exemplos de iniciativas feitas para alegrar a população. Além disso, a prefeitura disponibilizou um telão para o público assistir aos jogos da seleção na Copa do Mundo.

Primeira – Dama Franciane Serra e o Prefeito Toca Serra de Pedro do Rosário.

O próximo grande evento será o aniversário de emancipação política do município. O gestor agradeceu o apoio do governo estadual e de parceiros políticos por melhorias em infraestrutura, saúde e educação.

Por fim, destacou que a atração da Mega Itamaraty é uma forte ligação local com o reggae e reforçou o compromisso com segurança e o policiamento para garantir uma festa pacífica.

Prefeito Toca Serra e o Secretário de Articulação Política Felipe Serra de Pedro do Rosário.

O secretário de cultura, Clenilson Rocha, destacou que é uma grande satisfação estar à frente da pasta, especialmente em um grande evento como a abertura do arraial.

A realização da festa tem como propósitos a valorização e o resgate da cultura de Pedro do Rosário, o que ele atribuiu ao apoio do prefeito Toca Serra no incentivo aos fazedores de cultura para viabilizar um evento bonito e organizado.

O secretário informou que o arraial começou no dia 24, Dia de São João, e se estenderia até o dia 30, totalizando sete dias de apresentações culturais e musicais. A programação incluiu atrações locais e de outros municípios, como danças, quadrilhas, bumba meu boi de matraca e cacuriá.

O vereador e presidente da câmara, Júnior de Tiago, agradeceu a Deus, ao secretário de cultura Clenilson Rocha e ao prefeito Toca Serra pelo incentivo à cultura local, estendendo os agradecimentos a todos os vereadores do município.

Prefeito Toca Serra de Pedro do Rosário.

Ele reforçou que a gestão segue trabalhando para melhorar a cidade e manter viva a raiz cultural da região. Sobre o apoio do governo estadual, destacou a parceria com Orleans Brandão e Toca Serra, manifestando a esperança de que a obra da estrada que liga o Santeiro a Pedro do Rosário seja concluída.

Por fim, afirmou que os poderes executivo e legislativo trabalham em harmonia e parceria para o bem da comunidade, assinando projetos que trazem benefícios para diversas localidades do município.

Vereador Júnior de Tiago e Presidente da Câmara Municipal de Pedro do Rosário.

O secretário de articulação política Felipe Serra destacou que o arraial representou o início da valorização da tradição e da cultura de Pedro do Rosário. Ele ressaltou que o evento contou com grandes atrações.

Secretário de Cultura Clenilson Rocha de Pedro do Rosário.

Ele explicou que a parceria e a união entre o prefeito Toca Serra e a Câmara de Vereadores fortaleceram o compromisso com a população, sendo o trabalho baseado em união, parceria e amizade. Ao final, ele desejou um ótimo São João a todos, com votos de muita paz, amor e união para aproveitar as festas.




EM SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS, POPULAÇÃO DECLARA APOIO A ORLEANS BRANDÃO.

A agenda do pré-candidato a governador Orleans Brandão no Sul do Maranhão foi marcada, nesta quinta-feira (25) por um caloroso encontro com a a população de São Raimundo das Mangabeiras, liderado pelo prefeito Accioly Cardoso, que reuniu também diversas lideranças políticas, entre elas ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e apoiadores da região.

Ao agradecer pelo carinho com que foi recebido, Orleans Brandão falou da sua trajetória política, da experiência adquirida como secretário de Assuntos Municipalistas, e ressaltou a importância das parcerias com os municípios e do diálogo com lideranças locais para a construção de propostas que deem continuidade ao processo de desenvolvimento do Maranhão.


“Nos últimos quatro anos, dediquei minha vida a conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Tenho muito orgulho do que a gente já construiu, em ver que o estado está avançando, que o municipalismo saiu do papel e se transformou em ações concretas. Para dar continuidade a esse grande trabalho já realizado pelo governador Carlos Brandão, precisamos de parceiros como o prefeito Accioly e todo esse grupo que quer o desenvolvimento de São Raimundo das Mangabeiras”, afirmou Orleans Brandão.


O evento contou com forte adesão popular, com presença de moradores da zona rural, das comunidades de Vale Verde, Morro do Chupé e assentamento Bacuri, além de lideranças políticas locais que destacaram o apoio ao projeto de Orleans Brandão e reforçaram a continuidade das ações no município, como o ex-prefeito Francismar Carvalho: “É motivo de muito orgulho e de muita satisfação participar deste evento e ver tanta gente entusiasmada pelo trabalho que precisa continuar no Maranhão. Eu confio que Orleans vai ser vitorioso”.

O prefeito Accioly Cardoso destacou a relação de Orleans com o município e o reconhecimento das ações já realizadas na região. “Ele conhece todo o Maranhão e todos os projetos que temos para São Raimundo das Mangabeiras. Como secretário nos ajudou a trazer a praça, o centro comercial, a tão sonhada ponte. A ele toda a nossa gratidão e a certeza que continuaremos caminhando juntos rumo à vitória”, enfatizou.

Ao responder às demandas apresentadas pelas lideranças, Orleans Brandão defendeu mais investimentos em abastecimento d’água e na infraestrutura viária na região Sul do Maranhão, além de propor a ampliação e duplicação da estrada que liga São Raimundo das Mangabeiras ao município de Loreto, e a construção da primeira maternidade da região Sul.

ORLEANS BRANDÃO AMPLIA DIÁLOGO E PROJETA INVESTIMENTOS EM SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS.

Em agenda no Sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, visitou obras de infraestrutura e equipamentos públicos em São Raimundo das Mangabeiras, onde ampliou o diálogo com as lideranças locais sobre as demandas do município e os investimentos realizados na região.

Acompanhado do prefeito Accioly Cardoso, Orleans iniciou a agenda pela ponte do Porto do Mamão, importante ligação da zona rural do município onde a antiga estrutura de madeira utilizada por moradores e produtores da região foi substituída.


Durante a visita, moradores relataram os benefícios da obra e destacaram a melhoria na mobilidade e na segurança de quem utiliza diariamente a travessia. “Melhorou mil vezes. Agora a gente passa com muito mais segurança”, afirmou o morador Haroldo Martins.

Na sequência da agenda, Orleans visitou o Hospital de Urgência e Emergência de São Raimundo das Mangabeiras, onde conheceu a estrutura da unidade, os setores de atendimento, a enfermaria, a pediatria e os espaços destinados aos serviços de urgência e emergência.

Durante a visita, o prefeito Accioly Cardoso apresentou as principais demandas da unidade, especialmente relacionadas à ampliação dos serviços de saúde e à necessidade de novos investimentos para fortalecer o atendimento regional.

Orleans também acompanhou a estrutura já existente na unidade, incluindo salas cirúrgicas e espaços preparados para a ampliação dos serviços, além de conhecer a rotina de atendimento dos profissionais e pacientes.

O pré-candidato destacou a importância de conhecer de perto a realidade dos municípios e afirmou que o diálogo com as lideranças e com a população é fundamental para a construção de propostas para um plano de governo.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. O municipalismo é construído ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade”, afirmou.

Ao abordar as demandas apresentadas na área da saúde, Orleans voltou a defender investimentos que ampliem a rede de atendimento na região Sul do Maranhão.

“Precisamos fortalecer ainda mais a saúde da região Sul e aproximar os serviços da população”, declarou.

CRESCE APOIO A ORLEANS BRANDÃO EM LORETO COM ADESÃO DE GRUPO LIDERADO PELO EX-VICE-PREFEITO ALESSANDRO COSTA.

Durante agenda em Loreto, no sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão (MDB), deu continuidade à série de encontros com lideranças locais e reuniu-se com o grupo do ex-vice-prefeito do município, Alessandro Costa. O encontro reforçou a adesão maciça que a pré-candidatura de Orleans vem recebendo de diferentes forças políticas em todo o Maranhão.


As lideranças e amigos de Alessandro Costa presentes ao encontro receberam Orleans com entusiasmo e manifestaram confiança na sua capacidade de diálogo e gestão, reconhecendo ainda o trabalho desenvolvido na cidade, quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas.

No diálogo, Orleans destacou que seu projeto político tem sido construído com a participação de lideranças municipais que tem relevantes serviços prestados à população, a exemplo de Alessandro Costa.


“Uma grande satisfação receber o apoio de pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Loreto e do estado, como é o caso do nosso amigo Alessandro Costa. Esse é um projeto coletivo, que une ideias e propostas para fazer os municípios avançarem, independentemente do lado em que atuam”, afirmou Orleans Brandão.

Para Alessandro Costa, o momento é de união em torno dos interesses de Loreto, acima das diferenças políticas. Ele destacou a importância do apoio que o grupo de Orleans Brandão tem dado ao município e afirmou confiar na ampliação dessa parceria.

“Apesar de fazermos parte da oposição em Loreto, entendemos que o mais importante é trabalhar pelo bem da nossa população. O Orleans sempre demonstrou compromisso com o município e, ao lado do governador Carlos Brandão, quando esteve na Secreatria de Assuntos Municipalistas, contribuiu para que importantes investimentos chegassem à nossa cidade”, afirmou.

Ainda segundo Costa, historicamente, a oposição teve pouca oportunidade de participar das gestões anteriores. “Mas hoje vemos um novo momento de diálogo e parceria. Por isso, acreditamos nesse projeto e contamos com esse apoio para continuar ajudando o povo de Loreto”, frisou.

As lideranças presentes destacaram também a importância da continuidade das ações e investimentos que vêm sendo executados em Loreto. “Confiamos que, com Orleans, teremos mais oportunidades que esses projetos continuem sendo realizados em nossa cidade, disse a liderança Sindiney Borges, que também participou do encontro.

EM DIÁLOGO COM TAXISTAS DE TODO O MARANHÃO, ORLEANS BRANDÃO ASSUME COMPROMISSO COM A CATEGORIA.

O pré-candidato ao governo do estado, Orleans Brandão, participou, na tarde desta quarta-feira (24), de uma reunião estratégica com taxistas e representantes do Sindicato da categoria. O encontro, que contou com a presença de taxistas de São Luís e de diversos municípios do interior do Maranhão, teve como objetivo central a escuta ativa das demandas dos trabalhadores e a construção de soluções conjuntas para o setor. Durante o diálogo, Orleans enfatizou que a política deve ser pautada pelo contato direto com quem vive o dia a dia das cidades.


“Acredito que política é diálogo. Para conhecer os problemas, precisamos ouvir quem realmente faz o serviço acontecer. Saio daqui hoje com uma pauta de trabalho clara e o compromisso firme de ser um parceiro dos taxistas no governo”, pontuou.


Entre os principais pontos levantados pela categoria, destacou-se a necessidade de desburocratização dos processos junto ao Detran-MA. A implementação do “Detran Net” foi apontada como uma solução essencial para agilizar a emissão de documentos e a concessão de isenções fiscais, como ICMS e IPVA, facilitando a rotina profissional. Orleans acolheu a demanda e destacou a importância de modernizar o atendimento estatal, ressaltando que a tecnologia deve servir ao cidadão.


“Se o Detran Net é uma ferramenta que pode destravar a rotina do taxista, vamos trabalhar para torná-la realidade com a máxima celeridade. Meu compromisso é reduzir a burocracia que impede o trabalhador de gerar sua própria renda”, enfatizou Orleans.


O pré-candidato também se colocou à disposição para analisar questões relativas à carga tributária e à valorização dos pontos de táxi, assegurando que o plano de governo será construído de forma participativa. Além disso, propôs a oferta de cursos de capacitação profissional em parceria com a Secretaria de Turismo, visando preparar ainda mais a categoria, que atua como um braço fundamental na recepção de visitantes e na promoção do Maranhão como destino turístico.

“O taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o turista tem com a nossa terra. Queremos valorizar esse profissional, oferecendo suporte, capacitação e segurança jurídica para o exercício da profissão. O que discutimos hoje não é um pleito individual, é uma pauta plural, que beneficia a classe em todo o estado”, concluiu.

A reunião consolidou a postura de Orleans Brandão como um articulador atento às necessidades dos diversos setores produtivos do Maranhão, dando continuidade à sua trajetória de diálogo iniciada durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

EM REUNIÃO COM EMPRESÁRIOS, ORLEANS BRANDÃO AMPLIA DIÁLOGO COM SETOR PRODUTIVO.

A construção de propostas para o desenvolvimento econômico do Maranhão foi o tema central do encontro que o pré-candidato a governador Orleans Brandão teve nesta terça-feira (23) com empresários, representantes da indústria e do comércio maranhense, na Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). O pré-candidato destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, apresentou indicadores econômicos do estado e ressaltou que o cenário atual permite maior capacidade de investimentos no estado.


“Como secretário de Assuntos Municipalista, cumpri a missão de percorrer todo o Maranhão para entender as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Foi assim que ajudei o governador Carlos Brandão a levar obras e serviços aos 217 municípios. Agora, como pré-candidato que quer dar continuidade a esse grande trabalho, estamos ouvindo todos os segmentos para construir um bom plano de governo”, declarou Orleans Brandão aos empresários.


O pré-candidato falou do atual cenário econômico do estado destacando que o Maranhão está em segundo lugar em solidez fiscal no país e subiu da letra C para a letra A em capacidade de pagamento, apto a buscar investimentos, estabelecer parcerias e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. “O Maranhão subiu 10 posições no ranking de gestão pública, temos um porto do Itaqui que bate recorde histórico de movimentação de cargas, oferecemos 2,3 bilhões em isenção fiscal para incentivar a nossa indústria e a geração de empregos. Sabemos que não está tudo resolvido, mas hoje vivemos um novo momento, em condições de dialogar com o setor produtivo e construir propostas de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou.


Reconhecendo a contribuição dada pelo setor produtivo à economia do estado que alcançou um PIB histórico de 4,2 quando a média nacional foi de 1,8, ele reforçou a determinação de continuar incentivando a industrialização do estado, o comércio, o agronegócio e todo o setor produtivo em um futuro governo. “Queremos gerar emprego e renda, dar oportunidade para as pessoas trabalharem. É nisso que eu acredito e esse é o nosso compromisso. E por isso vamos precisar da parceria dos empresários, dos comerciantes, dos produtores. Por isso nos colocamos à disposição para esse diálogo, ouvir as contribuições de vocês para construir o plano de governo que atenda às necessidades dos maranhenses”, concluiu ele.