Prefeitura de São Luís promove primeiro Presstrip de Afroturismo no Maranhão

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Vice Prefeitura, Coordenação de Promoção e Igualdade Racial, a plataforma Guia Negro promoveram um presstrip inédito sobre afroturismo na capital maranhense

A incursão aos territórios ancestrais aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de junho, onde jornalistas e criadores de conteúdo conheceram as riquezas culturais, patrimoniais, gastronômicas e religiosas de São Luís, com uma programação que envolveu a ancestralidade de uma das cidades mais pretas do Brasil.
No itinerário do grupo, que tinha 7 jornalistas passou pelo roteiro do Quilombo Cultural, no bairro da Liberdade, visita a casa de Nagô, Capela de São Pedro, Arraial da Praça Maria Aragão, encontro dos bois no bairro do João Paulo e passeios ancestrais pelo centro histórico.
Durante o passeio, foi inaugurada uma placa na rua Tomé de Sousa (Liberdade), denominada pelo Guia Negro, como uma das ruas mais pretas e lindas do Brasil no dia 29 de junho.
Além de São Luís, os jornalistas conheceram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com o apoio da IGR Lençóis e Delta e entre os dias 1 e 7 de julho estiveram no polo turístico Floresta dos Guarás, que por meio do termo de cooperação técnica assinado em 2023 incentiva o fortalecimento do afroturismo em São Luís e a criação de uma rota turística entre 15 municípios, o que ampliará a divulgação e fortalecimento das tradições e identidades afro.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos “o Presstrip sobre afroturismo é inédito em São Luís, e possibilitou o fortalecimento da ancestralidade da ilha e demais cidades por meio de inúmeras matérias em âmbito nacional que serão veiculadas pela mídia, além de possibilitar maior visibilidade as nossas tradições folclóricas”. Falou Saulo
A visita ao polo Floresta dos Guarás aconteceu nos municípios de Bequimão, Guimarães, Cedral, Cururupu, Mirinzal, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu, além de Alcântara.
Os jornalistas que estiveram na Presstrip são do Globo Play, Multishow, UOL (Alma Preta), Guia Negro, Mundo Negro, TV Cultura e Folha de São Paulo. O objetivo foi ampliar a divulgação e informação acerca de São Luís, como uma ilha preta no Brasil, em decorrência da forte influência afro na cidade, presente em diversos locais e territórios turísticos.
O Presstrip contou com o apoio de diversas entidades como: SEBRAE, ABAV MA, Profissionale Hotel, Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas, Prefeituras de Cururupu, Cedral, Bacuri, Mirinzal, Serrano do Maranhão, Guimarães e Apicum-Açu.
Ainda, o apoio e parcerias imprescindíveis da: Cidade Griot, Instituto Da Cor ao Caso, Restaurante Escola do SENAC, Vice-Prefeitura, COMPIR, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Secretaria Municipal de Urbanismo (Blitz Urbana), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social, Boi de Leonardo, Boi da Floresta, Produtora Novo Quilombo, Tambor de Crioula Maracrioula, Bloco Afro Abiyeye Maylo, Casa de Nagô, Restaurantes Flor de Vinagreira, Tempero da Lua, Delícias do Chef SLZ, A Casa do Ogro, Restaurante Lá em Casa, Quintal de Yayá, Quilombo Damásio, ICMBIO, Agência de Viagens Maiaú, Pousada Recanto das Aves, Pousada Ilha dos Guarás, Restaurante do Joca, Quilombo do Frechal, Estaleiro Naval de Siô Maneles, Quilombo Entre Rios, Quilombo Bitiua, Quilombo Graça de Deus, Quilombo Santo Antônio e Quilombo do Cumum.
Fotos gentilmente cedidas pela Setur SLZ/Divulgação
Crédito: cazumbaonline

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *