Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

MOBILIZA SLZ TEM SUA TERCEIRA EDIÇÃO PELO SEBRAE

Os organizadores da terceira edição do MOBILIZA SLZ ainda contabilizam os resultados obtidos pela terceira versão do movimento que, por iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), nascido em 2021, existe para “conectar e dar visibilidade ao potencial de cultura, turismo e economia criativa”, retomar negócios e estimular iniciativas, inibidos com a pandemia. Sob a coordenação do presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Celso Gonçalo.

“A intenção de transformar a Ilha do Amor em Ilha da Criatividade deu tanto certo que a receita se repetiu pelos dois anos seguintes e já podemos considerá-la parte do calendário permanente da cidade neste período do seu aniversário, em setembro”, admite o diretor técnico do SEBRAE-MA, Mauro Borralho, em conversa com os repórteres do blog Jornal A Notícia disse que a escolha de setembro, no período do aniversário da cidade, não se deu por acaso.“ Considerou-se todo um potencial ainda inexplorado e de grandes perspectivas econômico-social-turísticas”, acentua Borralho, lembrando o fato da capital ser Patrimônio Cultural da Humanidade por decisão da UNESCO.

Crescimento – O crescimento da celebração entre as comunidades que a constituem pode ser atestado pelo número de eventos – nasceu com cerca de 80, h[a três anos, e neste 2023 ultrapassou 120. Foram manifestações culturais, gastronômicas e turísticas, principalmente, sem prejuízo de outras identificadas com o cenário da cidade, espalhadas por 20 bairros.
“Não temos, necessariamente, concentração em local único; a iniciativa vai ao encontro do acontecimento em sua raiz, valorizando o território e enaltecendo o papel dos realizadores na própria comunidade”, esclarece Borralho. Para ele, o balanço é positivo e o congraçamento pretendido pela idealização original se consolidou, resultando em programa obrigatório.

Economia criativa – O diretor do SEBRAE identificou a figura do influence digital que exerce um serviço com necessidade de retaguarda, planejamento e logística operacional. Originariamente amadores, esses protagonistas estão amadurecendo e aprendendo a permutar sua gestão com o relacionamento dos órgãos formalmente destinados a institucionalizá-los. “Chama-se a isto gestão enquanto negócio”, diz o diretor.

No lançamento da versão 2023 (em julho), antes da ocorrência do movimento (entre 2 e 10 de setembro), o SEBRAE promoveu o Conexão Mobiliza. Nele, os três segmentos – cultura, turismo e economia criativa – foram fruto de debates entre potenciais parceiros e convidados; foi apresentado o rascunho da programação para o período e lançado o livro “Criatividade e Emancipação nas Comunidades-Rede – Contribuições para uma Economia Criativa Brasileira”. Apoio do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas – IESTI e edição do Itaú-Cultural e do WMF Martins Fontes. A organização foi de Claudia Leitão, especialista em economia criativa.

Abertura e encerramento

A versão 2023 foi aberta em 2 de setembro e encerrada em 10 do mês. Ao longo do período, simultâneo à celebração dos 411 anos de São Luís, aconteceu o Festival Maranhense da Cachaça (com a TIQUIRA sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense), por ato do governador Carlos Brandão. A programação reuniu mais de mil pessoas, em mais de 20 bairros, em obediência ao processo de descentralização que caracteriza o Mobiliza SLZ. Ao SEBRAE estiveram associados a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Durante a programação aconteceram workshops, oficinas, trilhas esportivas, shows musicais, atividades colaborativas, como as feiras criativas que reuniram expositores das áreas de artesanato, moda, artes plásticas, saúde, bem-estar, entre outras, espalhadas por vários bairros da Capital. No encerramento, foram feitos agradecimentos à FIEMA, na pessoa de Edilson Baldez; FECOMÉRCIO, na pessoa de Maurício Feijó; Sistema Cinco S, e demais instituições que contribuíram para a realização da terceira MOBILIZA SLZ.

Outros destaques da movimentação, entre as 124 iniciativas, foram: momento institucional (abertura oficial), música, dança, artes plásticas, artesanato, encontros, lançamentos, oficinas, workshops, exposições, rodas de diálogo, shows, brechós, reggae, bumba-boi da Floresta e de Santa Fé, Feira de Empreendedorismo do Quilombo Urbano da Liberdade, city-tour marítimo, entre outros”, contabilizou a coordenadora-geral do MOBILIZA SLZ, Danielle Abreu.

Categoria: Notícia Geral