Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

Governo do Estado entrega veículos para reforçar Programa de Aquisição de Alimentos

Agricultores familiares maranhenses foram contemplados com novos veículos para transporte de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ações da política de Segurança Alimentar nos municípios. Foram 16 caminhões beneficiando municípios do interior do Estado e entregues pelo governador Flávio Dino, nesta sexta-feira (3). A aquisição é fruto de convênio assinado em 2018, entre Governo do Estado e Ministério da Cidadania.

O governador Flávio Dino destacou que “é uma conquista e um passo importante no apoio aos produtores maranhenses e na implementação do Programa de Aquisição de Alimentos e às ações de Segurança Alimentar”. Flávio Dino enfatizou ainda que “o combate às desigualdades e a construção da justiça social é a principal missão do nosso governo”. Araioses, Arari, Belágua, Bequimão, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Newton Bello, Junco do Maranhão, Lago dos Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande do Maranhão, Matões, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Santa Helena, São Francisco do Maranhão e São João do Carú são as cidades que receberam os caminhões.

Os veículos servirão para buscar a produção dos agricultores familiares que será distribuída às feiras, mercados e órgãos institucionais, a exemplo das escolas e restaurantes populares. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, pontuou que “neste momento difícil, os caminhões vão reforçar o transporte de produtos do PAA e somar muito no trabalho dos pequenos agricultores”.

As prefeituras, por meio dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar (Conseas), definem a utilização dos veículos nas ações do PAA. Tudo que é produzido na agricultura familiar é destinado à merenda escolar, refeições em órgãos institucionais de acolhimento e à rede de 45 restaurantes populares e cozinhas comunitárias do Governo do Estado. Neste momento de quarentena, os restaurantes funcionam em regime de entrega de mais de 30 mil refeições diárias, em quentinhas, com fins a evitar a aglomerações.

Fonte: Secap
Texto: Sandra Viana
Fotos: Erly Silva e Gilson Teixeira

Categoria: Notícia Geral