Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

Expectativa e sucesso no “Arraial Nossa Gente”, em Magalhães de Almeida.

O prefeito de Magalhães de Almeida, Nonato Carvalho tem conseguido um feito em seu município, tem demonstrado o milagre da multiplicação, utilizando recursos próprios na realização de obras e manutenção do calendário cultural e festivo da cidade. Na realização do 25º Arraial Nossa Gente, Nonato deu mais uma mostra desta capacidade.

Na arena das festividades estavam presentes o prefeito Nonato Carvalho acompanhado da primeira-dama Cássia Carvalho, Vice-prefeito Rafael do Badá, Líder Político Neto Carvalho, prefeita de Santa Quitéria Sâmia Moreira Carvalho, prefeito de São Bernardo Dr. João Igor, Vereadores, Assessores e a população magalhense que marcou assídua presença.

Este ano de 2023 a prefeitura manteve a tradição dos festejos juninos com uma programação variada e robusta. A partir de 2010, o São João em Magalhães de Almeida passou a ser temático. O tema que é desenvolvido a partir da decoração do espaço, geralmente se refere a um personagem, data comemorativa ou fatos relevantes da história do município, nordeste ou país. Este ano de 2023, foi trabalhado o tema “O mundo mágico do São João”, fazendo uma retrospectiva das brincadeiras juninas do passado comparativamente à era atual. Apresentaram-se no Arraiá: Brilho do Sertão (M. Almeida), Mucunã (Tutóia), Pagé (Tutóia), Fulô de Mandacaru (Tutóia), Retiro dos Ciganos (Esperantina- PI) e Dança Rouxinol (Luzilândia-PI).

Primeira-Dama Cássia Carvalho, e o Prefeito Nonato Carvalho de Magalhães de Almeida.

A cada ano a festa fora de época é aprimorada. Ao longo da realização dos festejos, entre 06 á 09 de julho, á concorrida festividade terá participação de grupos de outros municípios maranhenses e do estado vizinho do Piauí, além de bandas nacionalmente conhecidas e locais, todos foram programados para se apresentarem nas noites de realização do arraial fora de época.

A decoração do arraial foi cem por cento confeccionada na cidade, manualmente pelos funcionários da secretaria de Cultura nas próprias instalações da repartição. Foram meses para confeccionar e poucos dias para montagem de todo o material produzido. O São João fora de época magalhense é muito apreciado e respeitado pela população e visitantes. Na programação são mesclados a apresentação de grupos locais com os regionais e do vizinho Piauí, devido à divisa próxima com estado do Maranhão.

Na segunda noite do Arraiá fizeram-se presentes na animação junina: Quadrilha Dom Junina (Luzilândia-PI), Dança Xingú (Cana Brava), Quadrilha Luar do Sertão (Luzilândia-PI), Quadrilha Farrapos (Barras-PI), Quadrilha Pisa na Fulô (São João do Arraial). A movimentada noite finalizou com os shows de Gleydson Gavião e Deávele Santos.

Nas noite de Sábado (08) e Domingo (09) um concorrido e disputado concurso de quadrilhas com a participação de brincadeiras juninas de altas performance e shows fizeram a alegria do encerramento das comemorações fora de época do 25° “Arraial da Nossa Gente” em Magalhães de Almeida.

ENTREVISTAS & AFIRMAÇÕES

O prefeito Nonato Carvalho deu entrevista para o Blog do Jornal A Notícia com blogueiro Carlos Aires. “Como sempre mantemos a tradição do São João em Magalhães de Almeida, uma data bastante aguardada. A cultura é muito valorizada por aqui, sempre buscamos incluir todos”.

O ex-prefeito e líder político, Neto Carvalho, falou que a tradição é fortíssima pela cidade, e que cada ano a prefeitura vem aprimorando essa data. A festa é mantida com recursos próprios, trazendo várias atrações para a alegria da população magalhense.

A prefeita de Santa Quitéria, Sâmia Moreira Carvalho, estava presente no Arraial. “Estamos todos juntos para comemorar essa data que é muito aguardada. A nossa prioridade por Santa Quitéria é valorizar à cultura, como Magalhães de Almeida também faz, um lugar que me sinto em casa. A administração do prefeito Nonato e sua equipe também está sendo ótima”, disse a prefeita Sâmia.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Francisco Borges, falou que o São João desse ano tem como tema “O Mundo Mágico do São João”, com uma agenda extensa de apresentações com quadrilhas locais e de fora, concursos de quadrilhas, shows todos os dias durante o Arraial e muitas brincadeiras juninas.

O vice-prefeito de Magalhães de Almeida Rafael Santos, o “Rafael do Badá”, parabenizou a cidade pela bela estrutura, trabalho e dedicação, ele lembrou que a prioridade do prefeito Nonato Carvalho sempre foi resgatar a cultura de Magalhães de Almeida trazendo o melhor para a população do município.

Prefeito Nonato Carvalho, e o Líder Político Neto Carvalho de Magalhães de Almeida.

 

Categoria: Notícia Geral