Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

Êxito na abertura da 38ª Vaquejada de Barreirinhas.

A população de Barreirinhas foi às ruas nesta quarta-feira (19), para acompanhar o tradicional Desfile do Vaqueiro que abre, oficialmente, a 38ª Vaquejada do município. Considerada a melhor dos Lençóis Maranhense e uma das melhores do Brasil, a vaquejada comemora sua 38ª edição reunido anualmente vaqueiros de todas as Regiões e além fronteiras.

Para início do evento teve as bênçãos a todos os participantes na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição pelo Padre Ribamar Xavier da Paróquia de Barreirinhas, em frete a igreja e da praça da matriz teve também a grande concentração do desfile dos vaqueiros, percorrendo ruas e avenidas até o Parque de Vaquejada Chico Pedro, local de todos os eventos festivos.

Prefeito Dr.Amilcar Rocha Participou da Cavalgada 38° da Vaquejada de Barreirinhas.

No Parque de Vaquejada de Barreirinhas teve a cerimônia de abertura da 38ª Vaquejada do município sendo a segunda da administração Amílcar Rocha, presentes estavam: O prefeito Amílcar Rocha, A Primeira-Dama Dra. Lourdes Leitão, O Vice-prefeito Antônio Carlos, A Presidente da Câmara Vereadora Irlanda Batista dentre outras autoridades além da população barreirinhense. No ato de abertura muito oradores se manifestaram e finalizando com o discurso emocionante do prefeito Amílcar Rocha, que arrancou muitos aplausos.

Seguindo o cronograma da programação, foi realizada a eleição da Rainha, Duquesa e Princesa da vaquejada 2023, com lindas concorrentes colocando em difícil situação de escolha os jurados. Ao final do desfile com os olhares minuciosos do público presente o resultado ficou assim: Rainha da vaquejada Auriene Costa, Princesa Ana Catarina e Duquesa Débora Carneiro, todas as candidatas receberam faixas e coroas das vencedores da vaquejada 2022. O desfile finalizou a programação de escolha de candidatas e dando início a uma vasta programação de apresentações culturais e shows.

Após a eleição da Rainha da vaquejada 2023, teve a apresentação de brincadeiras juninas como: Dança Portuguesa, Dança Country, Bumba meu boi de Axixá e shows com Maycon Farra e Tony Guerra com Forró Sacode dando encerramento ao primeiro dia do 38ª Vaquejada de Barreirinhas.

ENTREVISTAS & DECLARAÇÕES

O prefeito de Barreirinhas Dr. Amílcar Rocha, fez um breve discurso no dia da abertura da Vaquejada de Barreirinhas. “A Vaquejada é um projeto que reuni a família, ela era comemorada durante uma semana, reduzimos para cinco dias por conta das dificuldades de manter uma festa tão grande. Hoje as estradas estão melhores facilitando o acesso na cidade e por ser uma festividade tradicional fazemos sempre o possível para realizá-la. A Vaquejada está junto com a cultura, esporte e lazer, várias pessoas vem de outros lugares para conhecer a nossa cultura, isso é bastante gratificante”.

Já o secretário municipal de cultura Carlos Lins, disse que a Vaquejada é uma festa tradicional em Barreirinhas, o mesmo elogiou o prefeito Dr.Amílcar Rocha que entregou barracas que foram muito bem recebidas pelos barraqueiros. Ele explicou que sempre tentam trazer entretenimento para os moradores e turistas que vão visitar à cidade. O ilustre secretário Carlos Lins acrescentou em discurso no qual agradeceu o apoio das secretarias, a polícia militar, bombeiros civis e seguranças, também agradeceu ao prefeito Dr.Amílcar Rocha, vereadores e barraqueiros, e à todos que fizeram parte do projeto.

A proprietária do Boi de Axixá, Leila Naiva comentou que todos os anos a festa atrai muitos olhares, e que o Boi de Axixá não poderia ficar de fora, um momento cultural que fica na lembrança de quem visita o município de Barreirinhas, afirmou Leila.

Os Vaqueiros Tiveram Abençãos Pelo Padre Ribamar Xavier da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Barreirinhas.

Prefeito Dr.Amilcar Rocha de Barreirinhas.

Primeira-Dama Dra.Lourdes Leitão e o Prefeito Amílcar Rocha de Barreirinhas.

Categoria: Notícia Geral