Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

Em Cândido Mendes prefeito José Bonifácio almeja ponte para melhorar a qualidade de vida da população.

PREFETO JOSÉ BONIFÁCIO(FACINHO)DE CÂNDIDO MENDES

É de suma importância a construção de uma ponte sobre o Rio Maracaçumé, interligando a sede de Cândido Mendes a várias localidades do seu território (40%) e a municípios situados em seu entorno, esse é o maior desafio do prefeito Jose Bonifácio Rocha de Jesus (Facinho), a ponte se tornou uma questão de honra nos planos do atual gestor.

Os Cândido-mendenses esperam pacientes este projeto há anos e sua realização promoverá a definitiva integração territorial das áreas dispersas. A principal ligação será com Turiaçu e o trajeto entre algumas localidades será diminuído em até 50 quilômetros. Quem partir de São Luís para a região também ganhará em rapidez, segurança e comodidade durante o trajeto.

O ato de parceria para o projeto da construção da ponte já foi discutida com o governador Flávio Dino durante a visita e o prefeito facinho acredita que sensibilizou o governador para se associar à iniciativa. Duas propostas estão colocadas: a ligação pelo Porto do Raul, terá 170 metros de extensão, e é a que se constitui de valor mais elevado; e a que tem o Porto da Jussareira (ou Juçareira) como referencial, com 130 metros, de preço mais módico, estimado pelo prefeito em R$ 10 milhões. Esta é a que tem maiores chances de realização, conforme declaração do prefeito Facinho.

Tomando já todas as iniciativas do projeto, o prefeito facinho já iniciou negociações com a Caixa Econômica Federal para conseguir os recursos que representem sua contrapartida no projeto, que seria de 50%; a outra parte seria assunto de negociações com outros parceiros. Facinho acredita que sensibilizará o Governo do Estado a filiar-se à iniciativa. Os contatos iniciais não tiveram as posições divulgadas, mas pela importância socioeconômica da obra de arte, não desestimularam os interlocutores.

Já a populaçao do município acredita que, também, poderá atrair a participação do deputado federal Josimar Maranhãozinho, grande liderança desta parte politica do Maranhão, e cujas pretensões de disputar o governo do Estado poderá leva-lo a assumir este compromisso. O prefeito facinho não confirmou se já conversou com o parlamentar sobre sua contribuição, por meio de emenda parlamentar, ao projeto. Mas pela participação na vida política e administrativa da região, acredita Facinho, o deputado abrace a realização do empreendimento.

Com uma imensa determinação para construir a ponte, o prefeito esteve em Parauapebas (PA) estudando a possibilidade de conseguir sobras de trilhos para fortalecer a estrutura da obra, de modo a baratear os custos, sem comprometer a segurança e a durabilidade do empreendimento. A pretensão é pôr fim às estruturas de madeira em pontes no município que, além de sacrificar o meio ambiente, exigem correções de curtos períodos e mostram fragilidade quando atingidas por fenômenos da natureza.

O navegável Rio Maracaçumé é um curso d’água localizado no Maranhão. Sua bacia hidrográfica possui área de 7.756,79 quilômetros quadrados, correspondendo a 2,34% da área do Estado. Fazem parte dessa bacia os municípios de Luiz Domingues, Godofredo Viana, Amapá do Maranhão, Junco do Maranhão, Maracaçumé, Centro do Guilherme, Maranhãozinho, Governador Nunes Freire, Cândido Mendes e Turiaçú.

ENTREVISTAR & PRONUNCIAMENTOS

Falando abertamente a imprensa presente a Cândido Mendes o prefeito José Bonifácio Rocha de Jesus (Facinho), falou da importância da construção da ponte para a reunião do município separados pelo Rio Maracaçumé, enfatizou em suas palavras que é a primeira vez que um gestor municipal abraça está causa em prol da população, falou ainda que a largada já foi iniciada ao tentar um financiamento através da Caixa Econômica Federal, apesar de receber o município de Cândido Mendes em uma lamentável situação econômica que atualmente foi solucionada credenciando o município a angariar recursos junto à Caixa Econômica Federal para a realização desta importante obra. A intenção final é a parceria Governo do Estado e Prefeitura, cada um colaborar com 50% do valor total que seria em torno de Dez milhões de reais para a realização da obra. Caso haja algum impedimento por parte do Governo do Estado, o prefeito facinho tem absoluta certeza que o deputado federal Josimar Maranhãozinho conseguiria esse recurso por sua prestação de serviços ao município e seus munícipes.

Categoria: Notícia Geral