Blog Jornal a Notícia - Falando a Verdade

CIRO GOMES FAZ CAMPANHA NO MARANHÃO, ONDE LULA É MAIS FORTE

Ciro Gomes

São Luis – O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, estará em São Luís nesta sexta, 7, para um ato de campanha junto ao governador Flávio Dino (PCdoB), favorito à reeleição ao governo do Maranhão.

Ciro quer aproveitar a maré boa da última pesquisa Ibope TV Globo, divulgada nessa quarta, para consolidar um lugar no segundo turno eventualmente disputando com Jair Bolsonaro (PSL). A recente Ibope mostrou que nenhum outro candidato a presidente cresceu tanto quanto o pedetista, que avançou três pontos e empatou com Marina na segunda colocação (12%).

No Maranhão pesquisas mostram que os votos atribuídos a Lula passam de 60% em algumas localidades. Na cidade de Belágua (MA), por exemplo, em 2014 deu a Dilma a maior proporção de votos do país, 93,93%. Lula ainda é visto no estado como uma espécie encarnada de um novo messias.

A campanha de Ciro aposta que ele pode crescer nessa região herdando parte dos votos atribuídos ao ex-presidente, preso, cumprindo pena em Curitiba e impedido pelo TSE de concorrer à Presidência em virtude de ineligibilidade advinda da aplicação da Lei da Ficha Limpa. O PT, porém, pretende insistir em recursos junto ao STF mesmo sabendo que suas chances são mínimas.

Mostrando que transita em diversas faces da esquerda, Dino recebeu há algumas semanas o petista Fernando Haddad ao lado de sua vice, Manuela D`avila, iminentes substitutos de Lula na corrida presidencial. Para Dino, receber  os adversários Ciro ou Haddad é mero pragmatismo, até porque o governador é amigo próximo de ambos.

Isolada na corrida eleitoral, Roseana Sarney perde território para Dino ao tentar puxar para si votos atribuídos a Lula. Pior ainda foi a derrota de ontem, ao passo que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão impediu que a ex-governadora divulgue em sua campanha imagens do ex-presidente, tendo em vista que o PT está coligado com o PCdoB e não com o MDB de Roseana. Não foi desta vez

Fonte:  247MA

Categoria: Politica