Arari ganha serviços no 157º aniversário

Ao comemorar 157 anos de emancipação político-administrativa, o município de Arari ganhou serviços importantes para a o atendimento de necessidades médicas, educativas e de formação profissional. A programação comemorativa se estende ao longo deste final de semana, com a participação das autoridades locais e convidados de cidades vizinhas. Mas obediente às recomendações sanitárias próprias do momento.


O prefeito Rui Filho (governou o município há 20 anos) entregou o Centro de Especialidades Médicas, o Centro de Capacitação Profissional e a unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com uma ambulância. O coordenador da unidade, Pedro Chaves, disse que a unidade está pronta a prestar importantes assistência às populações locais e da vizinhança, para o que os entendimentos estão em andamento.

Especialidades – No Centro de Especialidades Médicas serão incorporados novos serviços. Para a secretária de Saúde, Rosário Abbas, a intenção é proporcionar amplo atendimento local às ocorrências de saúde, de modo a diminuir o fluxo de pacientes para fora do município. “Queremos nos credenciar a dar assistência local a cada problema que não for complexo”, pretende a secretária. Ela anuncia um arraial de vacinação para terça-feira 29, dia de São Pedro.

No Centro de Capacitação Profissional várias instituições estarão instaladas: SENAC, SENAI, SEBRAE e IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência, e Tecnologia do Maranhão). O secretário de Educação Marcelo Santana informa que cada um fornecerá cursos de suas grades para a formação da mão de obra e capacitação profissional. A representante do SENAC, Liliane Colares, garante a qualidade dos curso de sua grade e destaca beleza, moda, produção de alimentos e informática.

Formação – No Centro de Capacitação Profissional vários órgãos formação de mão de obra prepararão profissionais de várias especialidades, com a oferta de cursos profissionalizantes e estímulo ao empreendedorismo. “Lá funcionarão equipes do SENAC, SENAI, SEBRAE e IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão)”, informa o secretário de Educação, Marcelo Santana.

O presidente da Câmara, vereador Evandro Piancó, comemorou o fato de os poderes municipais – Executivo e Legislativo – atuarem harmonicamente, facilitando a oferta de uma gestão humanizada. “Não há oposição quando o interesse popular está acima de outros interesses”.