Cururupu, MA – Na tarde desta sexta-feira, 12 de dezembro, a cidade de Cururupu testemunhou um forte ato de cidadania e conscientização. Sob a gestão do prefeito Aldo Lopes, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, demais Secretarias Municipais, órgãos de garantia de direitos, o IEMA-Pleno e a sociedade civil, realizou uma grande caminhada alusiva à Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas”.
A ação teve como objetivo principal mobilizar a população, informar e conscientizar, reforçando de forma enfática a importância do enfrentamento à violência de gênero no município.
Durante o percurso pelas ruas da cidade, o engajamento foi notável, inclusive com a participação ativa de homens, que trouxeram falas reflexivas sobre a responsabilidade de toda a sociedade na proteção das mulheres. A caminhada se consolida como um marco na luta contra o feminicídio na região.
“Estou aqui na finalização da caminhada do fim da violência contra as mulheres. Diga não ao feminicídio!”, disse o influenciador Lucas Cadete.
O professor e gestor pedagógico do IEMA Pleno Cururupu Nedson também estava presente.
“Nós também estamos participando aqui desse ato muito importante, que é dizendo não a todo tipo de violência contra a mulher. E nós reforçamos o compromisso não apenas do IEMA, mas de toda a nossa comunidade acadêmica, aqui em Cururupu, que nós estamos nos movimentando e não vamos nos silenciar. Diga não à violência contra a mulher!”.
“21 Dias de Ativismo contra a Violência contra a Mulher é um marco em Cururupu, pois nós precisamos mudar a realidade deste município. O feminicídio tem crescido muito em Cururupu e precisamos dar um basta nisso. Por isso, nós pedimos, convidamos toda a sociedade cururupuense para fazer parte dessa luta”, comentou o conselheiro tutelar Enielson Tavares.
O estudande do Iema Anderson Gabriel também falou sobre a causa.
“Hoje estamos aqui em parceria com as secretarias, a gente quer parabenizar essas secretarias que hoje teve um avanço imenso, onde promoveram essa caminhada, onde tem como títulos 21 Dias de Ativismo em combate contra a violência digital contra a mulher. E isso é muito importante para hoje uma sociedade que cada vez mais ela fica mais violenta, acaba violentando as nossas mulheres que são peças fundamentais na estrutura da nossa sociedade, na estrutura de tudo na nossa vida”.