O Festejo de Santa Luzia, padroeira de Presidente Vargas durou dez dias com a presença e apoio da Prefeita Fabiana Mendes para a realização da festividade e também com a participação da rainha do Festejo, Nágila Daylane. A programação do festejo da cidade foi extensa, teve Missa, Sorteios, Procissão, Leilões e Shows de encerramento com Cleiton Vaqueiro, Marquinho dos Teclados, Gonzaga Junior e Chicão dos Teclados.
Além de ser a padroeira da visão, Santa Luzia também é considerada a protetora dos oftalmologistas. Aliás, Santa Luzia, em latim, significa literalmente “Santa Portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”. O festejo da protetora da visão é realizado anualmente de 03 a 13 de dezembro com grande participação popular.
A Prefeita Fabiana Mendes participou do festejo de Santa Luzia, incluindo o encerramento da festa em homenagem a padroeira dos olhos. Além da Prefeita Fabiana que estava acompanhada do esposo Simão Félix, várias pessoas que compõem a administração municipal marcaram presença, incluindo vereadores e secretários.
Na missa celebrada pelo padre Adilvo Folc com a presença maciça de fiéis, a gestora deu seu comovente testemunho aos presentes de um episódio familiar acontecido com ela, onde seu filho nasceu com problemas de visão, e com fé e devoção a Santa Luzia o distúrbio ocular foi corrigido com a intercessão da padroeira.
“Participar da Missa em Presidente Vargas, é emocionante, porque aqui se dirigem muitos romeiros das cidades vizinhas e de outros estados, que vem para agradecer a Deus por muitas bênçãos recebidas ao longo da vida. A gente percebe que o nosso povo diante da doença, da dificuldade do atendimento médico e diante da dificuldade de alcançar à graça da saúde, se apegam com Deus, pois ele é a grande força e a fé da cura desse povo. Então ouvindo os testemunhos, nós também ficamos em fortalecer a fé e queremos ajudar essa população que querem ser mais sádios em saúde.
A Diocese possue vinte três paróquias, mas a única cuja padroeira principal é Santa Luzia é Presidente Vargas, mas tem inúmeras capelas dedicadas à Santa Luzia ao longo da Diocese. Fiquei feliz com a presença da prefeita Fabiana, das lideranças da cidade e da população, então parabéns Presidente Vargas”, disse o Bispo de Coroatá, Sebastião Bandeira.
“Tivemos durante dez dias, em todas as noites, celebrações com presenças de padres com a igreja tomadas de fiéis, pela manhã tivemos o Bispo, tivemos Batizados, Procissão e Missas”, disse o Padre Adilvo Folc que é Polaco (Filho de Poloneses).
Várias pessoas de outras paróquias e cidades foram prestigiar a Missa e a Procissão, e também agradecer à Santa Luzia as graças e as bênçãos, um momento de fé na Praça da Igreja Matriz. A prefeitura na gestão de Fabiana Mendes deu incondicional apoio, ajudando com a limpeza, segurança e também na organização do evento sacro.
O tema do festejo desse ano foi o “Sinodalidade” os Bispos, afirmam que “o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. “Estamos vivendo no mundo inteiro o Sinodalidade, que Santa Luzia seja uma igreja que caminha junto, uma igreja que escuta e que vai além das paredes. Essa Sinodalidade nos leva a viver em uma igreja missionária, que participa e que ouve todo mundo, esse foi um tema muito rico”, disse o Padre Adilvo Folc da Paróquia de Santa Luzia.
Como é tradição, fieis saíram em procissão desde a igreja matriz, percorrendo os principais logradouros da cidade, e retornando a matriz, onde foi celebrada uma missa campal fazendo o encerramento oficial do evento religioso.