ZONA RURAL DE SÃO LUÍS RECEBERÁ MAIS OBRAS ESTADUAIS.

Centenas de moradores das comunidades do Coqueiro, Juçara e Vila Samara receberam o anúncio de novos investimentos do governo estadual nas áreas de infraestrutura e abastecimento d’água, em reunião com o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, na noite desta quinta-feira (2). O encontro, organizado pelo ex-vereador Chico Carvalho e o vereador Astro Ogum, foi mais uma oportunidade para escutar a população de São Luís e buscar soluções para as suas necessidades.

“Assim como estamos indo a todos os municípios do Maranhão, ouvindo as pessoas para entender suas necessidades e levar as obras e serviços estaduais, também temos a missão de conversar com as lideranças e com a população de São Luís. E aqui já sabemos do desejo de vocês de ter uma praça com quadra, que a partir da próxima semana começaremos a construir. O Coqueiro precisa de melhor abastecimento d’água, e adianto que a equipe da Caema virá fazer um levantamento para definir as ações necessárias. Assim como a Rua do Mirinzal, que agora tem o nosso compromisso de que será asfaltada”, enfatizou Orleans Brandão.

Ao garantir aos moradores que o governo estadual ampliará sua presença na zona rural de São Luís, Orleans listou os grandes investimentos que estão sendo feitos no Maranhão, como os programas Educação de Verdade, de pavimentação asfáltica e de combate à fome em todo o estado. “Estamos realizando obras grandiosas em São Luís, como a avenida Metropolitana e a extensão da avenida Litorânea, mas também indo aos bairros, ouvindo as lideranças e as comunidades, para que possamos melhorar a vida das pessoas. Essa é a nossa missão e o nosso compromisso”, afirmou o secretário.

Líder político com décadas de atuação parlamentar, Chico Carvalho fez questão de agradecer e destacar a forte presença do atual governo estadual na zona rural de São Luís. “A estrada do Portinho a Jacamin foi asfaltada, beneficiando cinco bairros daquela ilha. O Quebra-Pote ganhou o porto com duas praças e quase todas as suas ruas pavimentadas, assim como o Coqueiro e o Recanto Verde. A avenida Metropolitana começa no Funil e vai facilitar o acesso a Santa Bárbara. E o secretário Orleans está sempre disponível para ouvir as nossas demandas e buscar as soluções no governo”, reconheceu o ex-vereador.

Os moradores receberam com muito entusiasmo o compromisso de Orleans Brandão em dar encaminhamento às demandas das comunidades. “O Maranhão tem se reconstruído com um governo de prosperidade e de muitas obras, trabalhando por dias melhores para todos os maranhenses. Por isso, tem todo o nosso reconhecimento e gratidão”, finalizou o vereador Astro de Ogum.

CRESCIMENTO DE ORLEANS PARA O GOVERNO É CONFIRMADO POR PESQUISA DO INSTITUTO OPINIÃO.

A disputa pelo Governo do Maranhão começa a esquentar. A última pesquisa divulgada pelo conceituado Instituto Opinião mostrou um surpreendente crescimento do atual secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão, Orleans Brandão. Levantamento foi realizado de 22 a 25 de setembro.

Na pesquisa estimulada, o jovem político já ocupa a segunda colocação na corrida pelo Palácio dos Leões com 26,7% das intenções de votos contra 32,1% do primeiro colocado, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Considerando que o prefeito da capital maranhense já está em segundo mandato e é mais conhecido do eleitor, o resultado mostra um desempenho destacável de Orleans.

O secretário tem feito um trabalho elogiado pela abrangência e presença em todos os municípios maranhenses com muitas entregas de obras e programas sociais, mesmo com pouco tempo no cargo.

DEPUTADOS SE UNEM EM DEFESA DE HOMENAGEM A AUDRÉIA NOLETO APÓS CRÍTICAS DA OPOSIÇÃO.

Até proposição de homenagem na Assembleia, agora, a oposição resolveu questionar quando a personalidade é ligada ao governador Carlos Brandão (PSB), e mesmo que a reverência seja por causa do relevante papel social desempenhado. Foi assim com o Projeto de Resolução Legislativa nº 053/2025, de autoria da deputada Daniella (PSB), que propõe a concessão da Medalha do Mérito Legislativo ‘Maria Aragão’ à enfermeira Antonia Audréia da Silva Noleto.

A deputada Daniella precisou justificar sua solicitação e sair em defesa da homenageada, que é cunhada do governador, após ataques e questionamentos do deputado Carlos Lula (PSB).

“Quando eu resolvi homenagear a Audréia é porque a gente tem acompanhado de perto o trabalho social que ela tem realizado aqui dentro, o que faz com que ela possa sim receber a homenagem da medalha que a gente está concedendo a ela, a Medalha Maria Aragão, que é justamente para quem desenvolve esse tipo de trabalho que ela tem desenvolvido dentro do estado do Maranhão”, disse.

*Eco em apartes*
A fala de Daniella ganhou eco em apartes de 11 deputados, que estranharam o posicionamento do oposicionista. Os deputados Ricardo Arruda (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Florêncio Neto (PSB), Osmar Filho (PDT), Andréia Rezende (PSB), Arnaldo Melo (PP), Adelmo Soares (PSB), Glalbert Cutrim (PDT), Dr. Yglésio (PRTB), Mical Damasceno (PSD) e Helena Duailibe (PP) parabenizaram Daniella e defenderam a trajetória da homenageada.

“O que está se homenageando aqui, é a trajetória social e política dela durante todos esses anos, e a gente vê essa tendência de querer deturpar a discussão, e se desconhecer o mérito de uma mulher que atua politicamente desde 2012, que já tem uma atuação em Colinas, em São Luís”, afirmou Ricardo Arruda.

Ana do Gás reforçou que a trajetória da homenageada avaliza a proposição. “Faz jus à indicação da Medalha Maria Aragão para Audréia, que é enfermeira, que tem atuado de fato nas comunidades, com abraço, com acolhimento, tem se colocado à disposição, ela vai a campo mesmo”, disse.

Dr. Yglésio ressaltou a fala da oposição como uma descortesia da Assembleia e, também, os ataques ao governador. “Mas, me incomoda, de certa forma, a insistência em sempre buscar desqualificar a família, por parte do grupo da oposição, coisa que eles não gostam quando se fala qualquer coisa sobre a família deles”, assinalou.

“A gente observa a desenvoltura e a grande contribuição social que a Audréia presta à cidade de São Luís e a todo o estado do Maranhão. Quero lhe parabenizar, manifestar meu voto favorável e uma das atribuições da Assembleia Legislativa, de fato, é destacar com suas honrarias quem contribui com a sociedade”, observou Osmar Filho.

*Reconhecimento*

Helena Duailibe afirmou que se Daniella não tivesse feito a solicitação, ela mesma faria. “Eu, que faço o meu trabalho de parlamentar muito maior na Região Metropolitana, reconheço em cada bairro, em cada igreja, em cada instituição, a contribuição que a Audréia tem dado para o nosso estado do Maranhão”, afirmou.

“Eu acho muito justo, aqui na Assembleia a gente nunca votou medalha, qualquer medalha que fosse para qualquer pessoa por ter cargo ou não ter cargo público. E isso a gente tem que ter a ciência e a cortesia de fazer justiça a quem realmente ajuda as pessoas”, declarou Glalbert Cutrim.

Adelmo Soares também elogiou a indicação da deputada Daniella. “Quem dera tivéssemos muitas Audréias aqui. Parabéns pela iniciativa, e tenho certeza absoluta de que esta Casa vai homenagear quem, de fato, merece por fazer o bem. Em um mundo tão difícil, as pessoas que fazem o bem têm que ser reconhecidas”.

“Quero aqui dizer da minha alegria, da minha satisfação em poder votar para que a nossa amiga Audréia seja homenageada aqui nesta Casa”, endossou Mical Damasceno.

Arnaldo Melo ressaltou o convívio na cidade de Colinas com a homenageada. “Não poderia deixar de testemunhar algumas situações que eu vejo em relação a essa senhora, a Antônia Audréia, que eu conheço desde criança”, disse.

“Acho que ela realmente é uma pessoa que, no que está ao seu alcance, está sempre para ajudar os outros e que recebe a todos, como já foi muito falado aqui, com muita amabilidade, com muito respeito”, emendou Andréia Rezende.

Apesar da tentativa da oposição de barrar, o projeto foi aprovado por 30 votos a favor e quatro contra, sem abstenções, e seguindo para 2º turno.

PROGRAMA LIDER AVANÇA EM 90% DAS AÇÕES CUMPRIDAS E CONSOLIDA GOVERNANÇA NO LITORAL OCIDENTAL.

Encontro em Bequimão celebra avanços do plano estratégico e fortalece articulação entre municípios.


Evento reforçou a importância da articulação entre cidades vizinhas para ações conjuntas e resultados duradouros.

Na última terça-feira, 30 de setembro, o município de Bequimão sediou mais um importante encontro do Programa LIDER Litoral Ocidental, reunindo lideranças de 11 municípios da região em uma celebração de conquistas e reafirmação de compromissos. O evento foi marcado pela apresentação dos resultados alcançados nos últimos anos e reforçou o avanço da governança regional, com destaque para os setores de turismo e infraestrutura.

Liderado por prefeitos e veteranos do programa, e orientado pelo Sebrae, o encontro surpreendeu pela dinâmica em formato de painel, na qual foram relembradas as demandas prioritárias definidas ainda nos primeiros encontros do LIDER e os avanços obtidos até aqui. Entre os destaques, a região alcançou 90% de execução das ações previstas, consolidando o plano estratégico construído de forma coletiva pelos próprios participantes do programa, ações que após concluídas se encaminham para novas etapas.


Prefeitos formalizam adesão ao projeto de sinalização turística, que será implantado com apoio do Sebrae e beneficiará toda a região.

Para Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade Regional do Sebrae de Pinheiro, o momento foi de reconhecimento da maturidade do grupo.

“Neste encontro fomos surpreendidos pela apresentação em formato de painel, liderada pelos líderes veteranos e o prefeito anfitrião, fazendo uma retrospectiva das necessidades do território priorizadas e das conquistas obtidas com o cumprimento das ações programadas dessa agenda dos líderes, comemorando o alcance dos 90% de realização. Ficando perceptível o estado de maturidade em termos de compreensão, integração e comprometimento do papel de cada líder envolvido, o que possibilitou o alcance do êxito das entregas previstas no Litoral Ocidental. Isso nos deixa cada vez mais convictos de que estamos no caminho certo, avançando em desenvolvimento com as nossas lideranças,” contou.

“É uma honra sediar esse grande evento do Sebrae que é um grande parceiro do município de Bequimão, um parceiro de todas as horas, parceiro de avanços e conquistas, um companheiro de todas as horas, uma parceiro que participa com importância no desenvolvimento do empreendedorismo do município e de toda a região e somos gratos por isso,” disse João Martins, prefeito de Bequimão.

Entre os marcos apresentados no evento está a criação de importantes dispositivos institucionais, como a Instância de Governança Regional do Litoral Ocidental Maranhense, a Agência de Desenvolvimento Turístico do Pólo Floresta dos Guarás (ADETUR GUARÁS) e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADERE), frutos do trabalho conjunto e da articulação proporcionada pelo Sebrae através do programa. Essas instituições têm papel fundamental na promoção do turismo, captação de investimentos e gestão de projetos estratégicos.

Turismo em foco: sinalização turística vai beneficiar toda a região

O ponto alto do encontro foi a assinatura do termo de compromisso por parte dos prefeitos dos municípios participantes para adesão ao projeto de sinalização turística regional, 10 dos 11 municípios já assinaram. A iniciativa, que terá financiamento dividido entre o Sebrae (50%) e o consórcio dos municípios do Litoral (50%), visa padronizar e qualificar a experiência turística no Litoral Ocidental, promovendo seus atrativos naturais e culturais de forma integrada.

O prefeito de Peri Mirim, Heliezer de Jesus Soares, também participou do encontro e destacou a relevância da integração regional para o fortalecimento das políticas públicas:

“Estamos aqui participando desse grande encontro que é o seminário do LIDER em Bequimão, muito importante para debater as políticas públicas da região onde atua o Consórcio Conguarás e da região da Baixada. Deixei o consórcio da região dos Lagos para me integrar ao Conguarás por ver que ele está bem fortalecido, e acredito que este momento é fundamental para o desenvolvimento das regiões e da nossa cidade de Peri Mirim,” relatou o prefeito.

Prefeito e líderes veteranos conduziram painel com retrospectiva das ações do programa e destacaram as metas alcançadas no território.

Estratégia para o desenvolvimento sustentável

O Programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional): Ações em movimento, é uma iniciativa do Sebrae que visa fortalecer a governança territorial por meio da capacitação de lideranças locais dos setores público, privado e terceiro setor. A proposta é construir uma agenda estratégica focada nas vocações da região, como o turismo, o agronegócio e a indústria, articulando ações que estimulem o desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

Entre os principais objetivos do programa estão: Integração regional, com uma rede de lideranças capacitadas; Desenvolvimento com base nas vocações locais, como o turismo de natureza e a valorização dos produtos da terra; Melhoria do ambiente de negócios, com estímulos à desburocratização e atração de investimentos; Fortalecimento da infraestrutura, por meio da articulação de obras estratégicas.

A atuação do LIDER Litoral Ocidental tem promovido encontros periódicos, que garantem o monitoramento contínuo do plano estratégico e a participação ativa da sociedade. Com a consolidação de conquistas e novos compromissos firmados, o Litoral Ocidental maranhense segue trilhando um caminho de desenvolvimento sustentável, com base na cooperação, na visão de futuro e no protagonismo das suas lideranças locais.