Na Semana Nacional da Consciência Negra, período em que se debatem políticas públicas e ações de combate à desigualdade racial no Brasil, o Governo do Maranhão destaca os investimentos voltados à saúde para esta parcela da população do estado.
Mês: novembro 2024
DELEGAÇÃO MARANHENSE PARTCIPA DE ENCONTRO DO LIDER/SEBRAE EM MINAS
No período de 7 a 9 deste mês, aconteceu em São Lourenço- MG o Encontro Nacional realizado pelo Sebrae denominado “Transformar Juntos” , onde reuniu prefeitos, ex- prefeitos, vereadores, entidades do terceiro setor, líderes de outros Estados e representantes do Governo do Estado de Minas Gerais. Do Maranhão, participaram a Coordenadora de Territórios Empreendedores do Sebrae, Shamia Renata Coimbra, Tereza Araújo (Analista do Sebrae), Francisco Pestana (Agência ADERE, Litoral Ocidental), Erivaldo (Agência Ar5, do Cerrado Sul e Cristiane (Agência ADERT, Região Tocantina). Segundo o presidente da Adere, Francisco Pestana, o tema principal do Encontro ” Experiências dos Territórios Empreendedores e os Desafios de Governança no Território Brasileiro ” serviu muito pra nós aqui do Maranhão aprendermos com as Agências de Desenvolvimento e os Consórcios de Municípios de Minas Gerais que são referências no Brasil. Lá as Agências e os Consórcios funcional pra valer, dão bons resultados e o cidadão comum, principalmente, aquele que empreende é valorizado. Agradeço muito esta oportunidade que o SEBRAE nos proporcionou ” Finalizou Pestana.
Iniciada a quarta edição do Mobiliza SLZ
Desde ontem, 16, até 24 de novembro, a capital maranhense conviverá com a quarta edição do Mobiliza SLZ, movimento de iniciativa do SEBRAE destinado a estimular empreendedores a fomenta a cultura, o turismo e a economia criativa neste espaço. A promoção recebe, este ano, a parceria do Sistema Fiema, por intermédio do Senai e do Sesi.
Iniciado em 2021, o Mobiliza “compartilha conhecimento, conecta pessoas, estimula parcerias estratégicas e amplia a visibilidade de produtos e serviços oferecidos pelos criativos”, conforme os organizadores. E, segundo o diretor técnico do SEBRAE, Mauro Borralho, “se consolida como espaço de conexões, movimentando os segmentos culturais, turísticos e econômico-criativos, gerando oportunidades”.
Agenda – Neste final de semana a programação prevê 20 atividades em funcionamento em diferentes pontos da Ilha-Capital. Estarão em foco painéis, oficina, degustações, atrações artístico-culturais, feiras criativas, visitas guiadas, entre outras atrações. A movimentação se estende ao longo do dia, começando pela manhã e indo até à noite.
Hoje, domingo, 17, acontece o “Passeio com História e Gastronomia no Quilombo Urbano da Liberdade” (uma hora de duração), saindo da Produtora Novo Quilombo (Rua Gregório de Matos – Liberdade) em dois horários: 9h e 16h. Das 17h às 21h, funciona a “8ª Feirinha Criativa do Polo Coroadinho” (Praça do Burro Brabo – Vila Conceição), que reúne empreendedores locais.
Outras atrações de hoje: Festival de Cultura Geek “Matsuri” (Multicenter Sebrae, das 13h às 21h) e “Sabores do Mará” (degustação de petiscos e bebidas em bares e restaurantes da Avenida Litorânea – tudo produto da terra, na Barraca da Marcela, no Jacira Bar e no Restaurante Kalamazoo – das 11h às 14h). Até 24 o dia 24 serão desenvolvidas 70 ações, com programação disponibilizada no site mobilizaslz.com.br e no Instagram @mobilizasaoluis.
Reconhecimentos – Até aqui o Mobiliza SLZ obteve importantes reconhecimentos, representados por premiações. Entre os quais Prêmio Marandu JOMP (categoria Sociedade Civil), da Agência Marandu-UEMA, por inovação e empreendedorismo; Melhores Conexões Significativas, no 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America; e 1º Prêmio SOLuíses Ecossistema de Inovação.
O reconhecimento popular foi ampliado na terceira edição, ocorrida em setembro de 2023, quando mais de 1.000 empreendedores estiveram envolvidos nas ações que, direta e indiretamente, alcançaram mais de 20 mil pessoas.
Crédito: omunicipalista
Dr. Yglésio apresenta argumentos contra judicialização da eleição para presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão
Parlamentar destacou o direito que a Casa tem de se autorregular e que possível interferência da Justiça seria excesso
O deputado Dr. Yglésio (PRTB), apresentou, nesta quinta-feira (14), em discurso na tribuna do Plenário Nagib Haickel, argumentos contra uma possível judicialização da eleição da deputada Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. A votação, secreta, ocorreu na quarta-feira (13). A parlamentar foi reconduzida ao cargo após escrutínio em dois turnos, devido a empate na eleição contra o deputado Othelino Neto (Solidariedade). O desempate ocorreu pelo critério de idade.
Em seu discurso, Dr. Yglésio referiu-se a uma possível ação de contestação do resultado por meio de ação perante o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o Supremo Tribunal Federal (STF). “A meu ver, está muito claro que isso é um excesso de interferência do Judiciário na Casa, provavelmente o Judiciário não vai se manifestar a respeito disso”, salientou Dr. Yglésio.
Segundo o parlamentar, a oposição deverá questionar na Justiça aspectos como o intervalo de cerca duas horas entre os dois turnos de votação e a idade como um dos critérios de desempate, levando em consideração regimentos internos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
“No Congresso Nacional, nós temos um sistema bicameral e aqui há um sistema unicameral, monocameral. Então, não dá para a gente fazer uma interpretação total, uma simetrização do que vem lá de cima ter que ser exatamente igual aqui embaixo”, disse o deputado.
Dr. Yglésio falou ainda sobre o direito que as Casas têm de se autorregularem. “Adentrar em uma questão tão específica seria um excesso de interferência do Supremo. Aí, realmente, a gente teria essas supremas digitais dentro do processo político do Maranhão”, pontuou.
YGLÉSIO DENUNCIA MANOBRAS PARA AFASTAR GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO
O parlamentar fez a denúncia ao comentar a eleição para a presidência da Alema, ocorrida na quarta-feira
Assecom/Dep. Dr. Yglésio
Durante discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) desta quinta-feira (14), o deputado Dr. Yglésio (PRTB) denunciou supostas manobras que tinham o objetivo de afastar o governador Carlos Brandão (PSB) da chefia do Executivo Estadual.
O parlamentar fez a denúncia ao comentar a eleição para a presidência da Alema, ocorrida na quarta-feira (13), que terminou com a vitória da deputada Iracema Vale (PSB). Segundo Yglésio, caso o deputado Othelino Neto (Solidariedade) vencesse a disputa, o governo Carlos Brandão estaria enfraquecido dentro do Parlamento Estadual e a oposição se articularia para afastar o governador do comando do Palácio dos Leões.
“Eles vão tentar tirar o governador por 90 dias, em uma ação de improbidade que está para acontecer. Ontem, tentaram tomar o controle da Assembleia para garantir o Legislativo amarrado nessa história. Depois, vai vir uma operação da Polícia Federal para tirar a capacidade de quem ainda tem uma boa relação com o governo, de defendê-lo, para constranger e tentar afastar o governador. Esse é que é o jogo que está sendo jogado em Brasília. Está sendo desenhado um afastamento de governador democraticamente eleito”, denunciou Yglésio.
Judicialização
Yglésio também criticou a tentativa da oposição em judicializar a eleição para a presidência da Casa. Ao término do segundo turno da disputa, houve um empate entre a deputada Iracema Vale e o deputado Othelino, cada um obtendo 21 votos. No entanto, a atual presidente foi vitoriosa no pleito por ser mais velha, já que esse é um dos critérios de desempate para essa situação previstos no Regimento Interno da Casa.
Alguns parlamentares devem contestar na Justiça o intervalo de cerca duas horas entre os dois turnos de votação, o que, na avaliação de Yglésio, não deve prosperar. “Acredito que deve ser um desmembramento no Tribunal de Justiça em relação à interpretação do regimento. Ao meu ver, está muito claro que isso é um excesso de interferência do Judiciário na Casa, provavelmente o Judiciário não vai se manifestar a respeito disso”, afirmou.
Ainda segundo o deputado, parlamentares também devem questionar a idade como um dos critérios de desempate, levando em consideração regimentos internos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. “Então, não dá para a gente fazer uma interpretação total, uma simetrização total, do que vem lá de cima e ter que ser exatamente aqui embaixo. No Congresso Nacional, nós temos um sistema bicameral e aqui há um sistema unicameral. O fato claro é que as Casas têm o direito de se autorregularem também, claro com limites balizados, mas adentrar em questão tão específica seria um excesso de interferência do Supremo”, pontuou.
Ainda sobre a eleição da Mesa, Yglésio elogiou a postura de Marcos Brandão como um articulador político. “Fico pensando que, se não existisse o Marcos Brandão, eu acho que não existiria articulação no governo Brandão de jeito nenhum”, destacou.
Iracema Vale agradece reeleição e reafirma compromisso com gestão compartilhada
Deputada concedeu entrevista coletiva após eleição para composição da nova Mesa Diretora
Agência Assembleia
Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (13), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reeleita em sessão especial convocada para escolha da nova Mesa Diretora da Casa, reafirmou seu compromisso de realizar uma gestão compartilhada e focada no desenvolvimento do estado.
Vale agradeceu a confiança dos 21 deputados que confiaram o voto para ela exercer mais um mandato à frente da Alema, no biênio 2025/2026. Ela também agradeceu o apoio do governador Carlos Brandão e a parceria do Governo do Estado com o Poder Legislativo Estadual.
“Agradeço ao governador Carlos Brandão (PSB) pela parceria com a Assembleia e pelo trabalho em conjunto visando ao desenvolvimento do nosso estado. Nós iremos continuar construindo um Maranhão cada vez melhor para os maranhenses”, afirmou.
Aprovação
Ao avaliar o resultado da eleição, Iracema Vale disse que colocou seu trabalho de dois anos na chefia da Assembleia para avaliação de seus pares. “Na política, quando se vende fantasia, geralmente é mais vantajoso. Mas eu não trabalho assim. Trabalho com muita sinceridade, transparência e sem hipocrisia. Fiquei muito feliz que 21 deputados aprovaram o resultado de meus dois anos de atividade nesta Casa”, ressaltou.
Trabalho
Ela enfatizou que a Casa do Povo é um espaço plural que reflete a sociedade e que conseguiu conquistar a confiança dos seus pares com seu trabalho centrado. “Estou muito feliz, tranquila e agradecida pelos 21 parlamentares terem aprovado minha gestão. Sou vencedora e grata por minha recondução à Presidência do Parlamento Estadual por mais dois anos”, concluiu a presidente da Assembleia.
Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2025/2026:
Presidente – Deputada Iracema Vale (PSB)
Primeiro Vice-presidente – Deputado Antônio Pereira (PSB)
Segundo Vice-presidente – Deputada Fabiana Vilar (PL)
Terceiro Vice-presidente – Deputado Hemetério Weba (PP)
Quarto Vice-presidente – Deputada Andrea Rezende (PSB)
Primeiro secretário – Deputado Davi Brandão (PSB)
Segundo secretário – Deputado Glalbert Cutrim (PDT)
Terceiro secretário – Deputado Osmar Filho (PDT)
Quarto Secretário – Deputado Guilherme Paz (PRD)