Os organizadores da terceira edição do MOBILIZA SLZ ainda contabilizam os resultados obtidos pela terceira versão do movimento que, por iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), nascido em 2021, existe para “conectar e dar visibilidade ao potencial de cultura, turismo e economia criativa”, retomar negócios e estimular iniciativas, inibidos com a pandemia. Sob a coordenação do presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Celso Gonçalo.
“A intenção de transformar a Ilha do Amor em Ilha da Criatividade deu tanto certo que a receita se repetiu pelos dois anos seguintes e já podemos considerá-la parte do calendário permanente da cidade neste período do seu aniversário, em setembro”, admite o diretor técnico do SEBRAE-MA, Mauro Borralho, em conversa com os repórteres do blog Jornal A Notícia disse que a escolha de setembro, no período do aniversário da cidade, não se deu por acaso.“ Considerou-se todo um potencial ainda inexplorado e de grandes perspectivas econômico-social-turísticas”, acentua Borralho, lembrando o fato da capital ser Patrimônio Cultural da Humanidade por decisão da UNESCO.
Crescimento – O crescimento da celebração entre as comunidades que a constituem pode ser atestado pelo número de eventos – nasceu com cerca de 80, h[a três anos, e neste 2023 ultrapassou 120. Foram manifestações culturais, gastronômicas e turísticas, principalmente, sem prejuízo de outras identificadas com o cenário da cidade, espalhadas por 20 bairros.
“Não temos, necessariamente, concentração em local único; a iniciativa vai ao encontro do acontecimento em sua raiz, valorizando o território e enaltecendo o papel dos realizadores na própria comunidade”, esclarece Borralho. Para ele, o balanço é positivo e o congraçamento pretendido pela idealização original se consolidou, resultando em programa obrigatório.
Economia criativa – O diretor do SEBRAE identificou a figura do influence digital que exerce um serviço com necessidade de retaguarda, planejamento e logística operacional. Originariamente amadores, esses protagonistas estão amadurecendo e aprendendo a permutar sua gestão com o relacionamento dos órgãos formalmente destinados a institucionalizá-los. “Chama-se a isto gestão enquanto negócio”, diz o diretor.
No lançamento da versão 2023 (em julho), antes da ocorrência do movimento (entre 2 e 10 de setembro), o SEBRAE promoveu o Conexão Mobiliza. Nele, os três segmentos – cultura, turismo e economia criativa – foram fruto de debates entre potenciais parceiros e convidados; foi apresentado o rascunho da programação para o período e lançado o livro “Criatividade e Emancipação nas Comunidades-Rede – Contribuições para uma Economia Criativa Brasileira”. Apoio do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas – IESTI e edição do Itaú-Cultural e do WMF Martins Fontes. A organização foi de Claudia Leitão, especialista em economia criativa.
Abertura e encerramento
A versão 2023 foi aberta em 2 de setembro e encerrada em 10 do mês. Ao longo do período, simultâneo à celebração dos 411 anos de São Luís, aconteceu o Festival Maranhense da Cachaça (com a TIQUIRA sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense), por ato do governador Carlos Brandão. A programação reuniu mais de mil pessoas, em mais de 20 bairros, em obediência ao processo de descentralização que caracteriza o Mobiliza SLZ. Ao SEBRAE estiveram associados a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Durante a programação aconteceram workshops, oficinas, trilhas esportivas, shows musicais, atividades colaborativas, como as feiras criativas que reuniram expositores das áreas de artesanato, moda, artes plásticas, saúde, bem-estar, entre outras, espalhadas por vários bairros da Capital. No encerramento, foram feitos agradecimentos à FIEMA, na pessoa de Edilson Baldez; FECOMÉRCIO, na pessoa de Maurício Feijó; Sistema Cinco S, e demais instituições que contribuíram para a realização da terceira MOBILIZA SLZ.
Outros destaques da movimentação, entre as 124 iniciativas, foram: momento institucional (abertura oficial), música, dança, artes plásticas, artesanato, encontros, lançamentos, oficinas, workshops, exposições, rodas de diálogo, shows, brechós, reggae, bumba-boi da Floresta e de Santa Fé, Feira de Empreendedorismo do Quilombo Urbano da Liberdade, city-tour marítimo, entre outros”, contabilizou a coordenadora-geral do MOBILIZA SLZ, Danielle Abreu.