Pindaré Mirim marca presença em Ato de Filiação do deputado federal Cleber Verde.

Na segunda-feira (29) no Hotel Luzeiros, aconteceu o Ato de Filiação do deputado federal Cleber Verde para o MDB, um partido que possui uma longa trajetória de contribuição para democracia. O prefeito Dr.Alexandre Colares de Pindaré Mirim, foi um dos convidados pelo deputado.

O prefeito Dr.Alexandre Colares de Pindaré Mirim, deu entrevista para o Blog Jornal À Notícia.
“Sou amigo de todos do MDB, estou muito feliz com a migração do Cleber Verde para esse partido.
Prestigiamos essa cerimônia, pois também é muito importante fazer contato com outras prefeituras, em um momento difícil que Pindaré passa por conta das chuvas, tudo que vier do MDB, estamos recebendo de braços abertos.
O Cleber Verde ajudou muito a cidade de Pindaré, nunca esqueceremos o que ele fez”, disse o prefeito.

Conceição do Lago-Açu foi uma das convidadas do deputado Cleber Verde para sua filiação.

O Hotel Luzeiros foi o local escolhido para o Ato de Filiação do deputado federal Cleber Verde para o MDB, nessa segunda-feira (29), um partido que possui uma longa trajetória de contribuição para democracia. O prefeito Alexandre Lavepel de Conceição do Lago-Açu, foi um dos convidados pelo deputado.

O prefeito Alexandre Lavepel de Conceição do Lago-Açu, deu entrevista para o Blog Jornal À Notícia.
“Agradeço ao deputado Cleber Verde e desejo um bom começo para ele no MDB”.
Ele falou também sobre as enchentes que a cidade vem sofrendo.
“Conceição do Lago-Açu fica totalmente alagada na época das chuvas, por isso precisamos de um cuidado maior e apoio”, disse o prefeito.

Governo do Maranhão amplia ações de promoção e garantia de direitos para as mulheres

Com a presença das ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Sônia Guajajara (Povos Originários) e ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), o governador Carlos Brandão inaugurou, nesta quinta-feira (25), o Centro Estadual de Referência da Mulher Negra “Ana Silva Cantanhede”. A unidade funcionará na Rua dos Craveiros, no Centro Histórico, com ações integradas nas áreas de produção, ativismo e promoção das mulheres negras no âmbito político, social, do trabalho, renda e empreendedorismo.

O Centro de Referência dispõe de uma estrutura completa com atendimento jurídico, psicossocial, capacitações que serão oferecidas através do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) Itinerante, espaços para os movimentos sociais como o Grupo Mulheres Negras Mãe Andresa, Coletivo Dan Eji, Fórum Estadual de Mulheres de Axé, além de biblioteca, galeria de arte, sala de reunião, auditório e um mirante.

Durante a entrega, o governador Carlos Brandão destacou a importância de um espaço de referência inédito no país. “O Centro de Referência é uma sede para as nossas mulheres negras, guerreiras, que lutam tanto contra o racismo, para que elas possam discutir políticas públicas. Quero reforçar que o nosso governo vai dar todo o apoio para que elas possam conquistar mais avanços em suas ações e projetos. Eu saio daqui carregado de energia por saber que esta foi uma entrega extremamente importante para valorizar as mulheres negras do nosso estado”, declarou.

Na ocasião, foi homenageada Ana Silva Cantanhede, defensora dos direitos das mulheres e militante nos movimentos negros no estado, que faleceu em 2000 e que agora dá nome ao Centro de Referência. Emocionada, a irmã Conceição Cantanhede participou da cerimônia que lembrou a história de luta de Ana, que militou no movimento negro desde a década de 80 e foi uma das fundadoras do Grupo Mulheres Negras Mãe Andresa.

“É com muita honra e satisfação que estou aqui para receber essa homenagem em nome da minha irmã, representando também o Grupo Mulheres Negras Mãe Andresa e todos os movimentos de mulheres negras do Maranhão. Temos a lembrança viva, alegre e carismática da mulher negra guerreira, militante e companheira, que gostava de incentivar todas as companheiras do movimento, sem medo de lutar e ser feliz”, comentou Conceição Cantanhede, que foi ovacionada pelos presentes.

Durante a solenidade, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou o compromisso do Governo Federal com a justiça e igualdade de direitos para todos. “Eu estou aqui hoje como ministra para me colocar à disposição do Governo do Maranhão, da secretária da Mulher, Abigail Cunha, e à disposição das mulheres do Maranhão para que juntas possamos construir um país de liberdade para todas as mulheres desse país, para que nunca mais os nossos corpos, os nossos filhos, os nossos terreiros sofram violência”, afirmou.

A cerimônia também contou com apresentações culturais com o banho de cheiro das mães de santo para o novo espaço e a declamação de Lúcia Gato, artista e membro do movimento negro, que exaltou o trabalho realizado em vida por Ana Silva Cantanhede.
Também estiveram presentes na solenidade o deputado federal Márcio Jerry; o deputado estadual Neto Evangelista; os secretários estaduais Abigail Cunha (Mulher), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), Lene Rodrigues (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Paulo Casé (Desenvolvimento Social), Lília Raquel Souza (Direitos Humanos e Participação Popular), Tatiana Pereira (Juventude), dentre outras autoridades.

Governo Federal oficializa entrega da Casa da Mulher Brasileira

Como parte da agenda de políticas publicadas direcionadas às mulheres, a quinta-feira também foi marcada pela entrega oficial da Casa da Mulher Brasileira pelo Governo Federal ao Governo do Maranhão. Mesmo com a extrema relevância e em funcionamento há seis anos, o espaço construído pelo ente federal não tinha sido entregue oficialmente ao governo maranhense, o que foi realizado pelas ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Sônia Guajajara (Povos Originários) e pelo ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

Ao participar da entrega oficial do espaço, o governador Carlos Brandão ressaltou sua gratidão ao Governo Federal. “Eu quero frisar a minha alegria em inaugurar oficialmente a Casa da Mulher Brasileira. Demorou, mas chegou e talvez tenha sido até melhor pois foi inaugurada com a presença de duas ministras mulheres [Cida Gonçalves e Sônia Guajajara] e o ministro do Desenvolvimento Social [Wellington Dias], o que só fez abrilhantar essa festa”, declarou.

Na solenidade, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que as ações em defesa das mulheres salvam vidas. “O Governo do Maranhão assumiu o desafio de ter aberto a Casa da Mulher mesmo sem inauguração, porque se deu em um governo federal que não acreditou nas políticas para as mulheres, mas que bom que o Maranhão teve governantes, e tem, que de fato investem e acreditam nas mulheres. Me informaram que existem 400 medidas protetivas concedidas pela Casa da Mulher e isso significa 400 mulheres salvas, pois as medidas protetivas salvam vidas”, frisou.

Sônia Guajajara, ministra dos Povos Originários, elogiou o trabalho realizado no Maranhão. “Quantas e quantas mulheres são assassinadas pela falta de um espaço de acolhimento e certamente que uma Casa como esta faz toda a diferença para salvar a vida das mulheres. A gente acabou de conhecer o espaço e as equipes que trabalham aqui e a gente sente a dedicação, o trabalho e o carinho das pessoas que estão aqui para dar toda a atenção necessária para as mulheres que buscam atendimento”, comentou.

Também presente na cerimônia na Casa da Mulher Brasileira, o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, reforçou o compromisso da atual gestão do Governo Federal com a proteção das mulheres. “Não há nada mais social do que trabalhar com as mulheres. O Ministério do Desenvolvimento Social também estará junto, podem contar com a gente”, afirmou.

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, também agradeceu a presença dos ministros ao longo de dois dias no Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, promovido pelo Governo do Maranhão. “Estou com o coração cheio de gratidão e acredito que foi muito proveitoso o nosso Fórum e a gente encerra esse evento com a entrega oficial dessa Casa, que é um instrumento muito importante na rede de proteção às nossas mulheres, e com o Centro de Referência da Mulher Negra, no Centro Histórico”, pontuou.

A Casa da Mulher Brasileira possibilita o acesso a diversos serviços de proteção à mulher e com atendimento especializado, como a Delegacia Especial da Mulher, Departamento de Feminicídio, Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Maranhão, Defensoria Pública, 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Luís, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), Biblioteca Maria da Penha, além do Alojamento de Passagem para mulheres vítimas de violência.

 

 

Deputado Ariston Marca Presença na Entrega de Ambulâncias aos Municípios.

Deputado Ariston prestigia entrega de ambulâncias

O deputado estadual Ariston Ribeiro prestigiou a entrega de ambulâncias presidida pelo governador Carlos Brandão. A cerimônia, no Palácio “Henrique de La Rocque”, reuniu prefeitos, parlamentares e lideranças comunitárias, que enalteceram o caráter municipalista do governo Brandão, cuja parceria com os municípios tem propiciado desenvolvimento e bem-estar.


O parlamentar prestigiou a entrega da viatura destinada a Sucupira do Norte, cidade onde morou por três anos e na qual ainda mantem laços familiares. Ele destacou o trabalho do prefeito Marcony Santos, a atuação dos vereadores, a parceria com o Governo do Estado, associação que tem proporcionado grandes benefícios à população do município.


O prefeito destacou a importância da viatura para o sistema municipal de saúde. Agradeceu ao deputado Ariston pelo trabalho em favor da comunidade sucupirense do Norte, ao governador Carlos Brandão pela próspera parceria com os municípios e reafirmou seu propósito em promover o desenvolvimento da terra que governa e o bem-estar do povo que o prestigia.

BURITI GANHA NOVA AMBULÂNCIA PELO GOVERNO DO ESTADO.

Nessa segunda-feira (22), no Palácio Henrique de la Rocque, houve a entrega de ambulâncias para alguns municípios, promovida pelo governo de Estado. Ambulâncias totalmente equipadas para o conforto dos pacientes, uma das cidades que ganharam essa ambulância foi a de Buriti, o prefeito Arnaldo Cardoso foi pessoalmente receber esse presente para área da saúde.

O prefeito Arnaldo Cardoso de Buriti, deu entrevista para o Blog Jornal À Notícia.
“Muito gratificante, só tenho agradecer à Deus, ao nosso governo e a imenda do nosso deputado Florêncio Neto, trago os agradecimentos do povo de Buriti.
Temos certeza que o nosso governo e o nosso deputado são muito atuantes, estávamos necessitando dessa ambulância no nosso município”, disse o prefeito.

ARARI RECEBE UMA AMBULÂNCIA TOTALMENTE EQUIPADA PELO GOVERNO DO ESTADO

Ocorreu nessa segunda-feira (22), a entrega de ambulâncias feita pelo governo do Estado, onde vários municípios foram contemplados. Arari não ficou de fora, a cidade recebeu uma nova ambulância totalmente equipada para a área de saúde, o prefeito Rui Filho de mostrou bastante contente com o novo recurso.

O prefeito Rui Filho de Arari, deu entrevista para o Blog Jornal À Notícia.
“Estou muito otimista com essa nova ambulância, quero agradecer ao governador Carlos Brandão, ele sabe que os municípios ainda precisam de cuidados.
Sempre precisamos do governo do Estado para auxiliar no município, a área da saúde só ganha com esse governo”, comentou o prefeito.