Com uma lamentável Interrupção de dois anos, em razão da pandemia do covid-19, a Regata da localidade Outeiro, em Cedral, retornou ao calendário de eventos culturais do município com público elevado e número de concorrentes expressivos nas competições náuticas. A premiação para os melhores colocados também foram aumentados, o que proporcionou grande interesse dos competidores.
O gestor de Cedral Fernando Cuba comemorou o sucesso da festa da Regata e prometeu que a do ano de 2023, terá muitas atrações e brilho maior que qualquer das edições anteriores.
A festa da Regata tem como mentor o professor municipal Demerval Martins Santos, que teve início em 1979, e teve considerado crescimento ao longo dos anos de realizações, atraindo público e concorrentes de locais cada vez mais distantes; mas valorizando os competidores regionais e ampliando a participação dos tipos de embarcações, indo além das canoas e dos catamarãs que antes procediam de São Luís.
Os Secretários Municipais: Jailson Melo (Pesca) e Branco Melo (Cultura & Turismo), mais as promotoras Elizabete Brito (modelo, Miss Mirinzal e candidata a Miss Maranhão) e Laila (digital influencer) atuaram na organização e na divulgação e celebraram o êxito total da promoção náutica.
Para os atuais organizadores, a ideia nasceu da paixão pelo mar e pela pesca do seu idealizador. Mas cresceu de tal modo que hoje é um dos grandes eventos do calendário municipal, reconhece o prefeito Fernando Cuba. Ele estima que a regata tem participação efetiva na economia municipal e contribui para a atração turística a Cedral e a Outeiro. “Tudo era apenas uma ‘brincadeira’, que cresceu ao longo destes 45 anos”, observam os organizadores.
Jailson Melo e Branco Melo também se envolveram com essa paixão e atualmente dedicam grande parte de sua atenção e atuação às edições da regata. Este ano, por incentivo deles e reconhecimento do prefeito pela grandiosidade do evento, os valores dos prêmios foram aumentados, chegando próximo dos R$ 50 mil, para as diversas categorias de embarcações e competidores. Na preparação da área para o evento contribuíram todas as secretarias, da de Infraestrutura à de organização do comercial informal.
Ao celebrar o sucesso da festa, o prefeito Fernando Cuba atribuiu a conquista ao sucesso da vacinação contra a covid-19 (90% da população imunizada e total respeito às regras sanitárias adotadas para prevenir o contágio). Também justificou o investimento feito (o Tesouro Municipal bancou inteiramente o evento) com o retorno constatado dos recursos pelo volume de visitantes durante a temporada. Ele exaltou a contribuição que os concursos de beleza (garoto e garota regata, por exemplo) deram para o brilhantismo da festa.
Também para o prefeito contribuiu para o sucesso da regata a divulgação pelas redes sociais, feita por uma empresa local, a mesma responsável pelo sucesso da sua campanha para a prefeitura. “Conhecendo a realidade local, a firma soube vender a imagem da promoção e sensibilizar o público local e das vizinhanças. Daí, conseguimos atrair o povo e comemorar a regata”. Ele assegurou que no ano que vem muitas atrações estarão na agenda da festa, já consolidada como presença de grande importância no calendário de promoções municipais.