Mais de 40 agentes culturais de diversos setores de Bequimão participaram, neste sábado (24), de uma importante reunião que discutiu estratégias para fortalecer o setor cultural do município. O encontro reuniu representantes de grupos de forró de caixa, tambor de crioula, bumba meu boi, quadrilhas juninas, cacuriá, Caxeira do Divino Espírito Santo — representada por quatro comunidades (Pontal, Carnaubal, Pericumã e Baixo Escuro) —, além de blocos tradicionais, mestres de cultura popular, escritores, artesãos, músicos, DJs e representantes de radiolas.
Durante a reunião, foram debatidos os próximos passos para a participação dos fazedores de cultura nos editais vinculados à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com destaque para o lançamento de editais tanto em âmbito estadual quanto municipal.
A gerente da Unidade Regional do Sebrae de Pinheiro, Rosa Amélia, também esteve presente, fortalecendo a parceria para a qualificação dos agentes culturais. Entre as iniciativas anunciadas, está a realização, a partir de agosto, de uma série de oficinas de capacitação.
Essas oficinas vão oferecer formação em elaboração de projetos, interpretação de texto, criação de portfólios e leitura de editais. O objetivo é garantir que os agentes culturais estejam preparados para apresentar propostas, captar recursos e pleitear patrocínios em diversos editais, incluindo os do Ministério da Cultura, projetos culturais da Vale e as ações previstas pela PNAB.