Milhares de romeiros se deslocaram para a cidade de Milagres do Maranhão para participar dos festejos em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres, entre e 15 de agosto, quando a festa se encerra com grande concentração de fieis.
A religiosidade da cidade se deve a vários fatores, entre eles a devoção à Santa e a fé que os moradores dispensam a um símbolo: a pedra e a imagem da santa padroeira. A pedra é um símbolo religioso cultuado pela população. De acordo com a lenda, um pescador naufragou nas proximidades da cidade e foi salvo por se agarrar na pedra. Ao acordar havia ao seu lado a imagem de Nossa Senhora. Daí em diante, a crença em torno do episódio foi crescendo ano a ano.
O prefeito Leonardo Caldas investe na melhoria da infraestrutura da cidade em busca de oferecer melhores condições de acolhimento aos romeiros que acorrem à cidade para demonstrar sua fé à Nossa Senhora dos Milagres. “Estamos sempre buscando melhorar a infraestrutura da cidade para oferecer maior conforto para a população e os visitantes que para cá se deslocam”, afirma o prefeito.
O tema do festejo em 2019 foi “Cuidar das pessoas e toda criação de Deus”. Segundo o padre Chagas, recém chegado à cidade, mas já totalmente envolvido com os festejos. “A pedra é um local onde Jesus se revela para nos quando temos nossa vida ameaçada. Os festejos enaltecem alguns dos propósitos que buscamos, como a fraternidade, justiça e defesa da vida”, enfatiza o religioso.
O vereador Antônio José, popular Cari, acredita que a população de Milagres do Maranhão traz consigo um sonho: a construção do santuário de Nossa Senhora dos Milagres. “Essa é uma conquista que traz uma perspectiva de um futuro virtuoso para o município, principalmente na área do turismo. Acredito que potencializará de maneira esplendorosa nossa capacidade turística”, pontua o Cari. O prefeito e os vereadores aguardam a colaboração do deputado federal Hildo Rocha para que finalmente sejam erigido o santuário da padroeira do municípios.
A parceria do Executivo com o Legislativo em Milagres tem sido profícua. Segundo o vereador, parte dos integrantes da Câmara dos Vereadores de Milagres tem debatido com o prefeito uma forma de ampliar a capacidade de recepção da cidade, principalmente no período do festejo religiosa, quando a cidade é tomada por romeiros vindo de vários lugares do estado, do país e até do mundo. “Estão vendo uma maneira de abrirmos mais algumas artérias na infraestrutura viária da cidade. O prefeito tem participado destes estudos e tem concordado desta necessidade”, esclarece Cari.