Desde ontem, 16, até 24 de novembro, a capital maranhense conviverá com a quarta edição do Mobiliza SLZ, movimento de iniciativa do SEBRAE destinado a estimular empreendedores a fomenta a cultura, o turismo e a economia criativa neste espaço. A promoção recebe, este ano, a parceria do Sistema Fiema, por intermédio do Senai e do Sesi.
Iniciado em 2021, o Mobiliza “compartilha conhecimento, conecta pessoas, estimula parcerias estratégicas e amplia a visibilidade de produtos e serviços oferecidos pelos criativos”, conforme os organizadores. E, segundo o diretor técnico do SEBRAE, Mauro Borralho, “se consolida como espaço de conexões, movimentando os segmentos culturais, turísticos e econômico-criativos, gerando oportunidades”.
Agenda – Neste final de semana a programação prevê 20 atividades em funcionamento em diferentes pontos da Ilha-Capital. Estarão em foco painéis, oficina, degustações, atrações artístico-culturais, feiras criativas, visitas guiadas, entre outras atrações. A movimentação se estende ao longo do dia, começando pela manhã e indo até à noite.
Hoje, domingo, 17, acontece o “Passeio com História e Gastronomia no Quilombo Urbano da Liberdade” (uma hora de duração), saindo da Produtora Novo Quilombo (Rua Gregório de Matos – Liberdade) em dois horários: 9h e 16h. Das 17h às 21h, funciona a “8ª Feirinha Criativa do Polo Coroadinho” (Praça do Burro Brabo – Vila Conceição), que reúne empreendedores locais.
Outras atrações de hoje: Festival de Cultura Geek “Matsuri” (Multicenter Sebrae, das 13h às 21h) e “Sabores do Mará” (degustação de petiscos e bebidas em bares e restaurantes da Avenida Litorânea – tudo produto da terra, na Barraca da Marcela, no Jacira Bar e no Restaurante Kalamazoo – das 11h às 14h). Até 24 o dia 24 serão desenvolvidas 70 ações, com programação disponibilizada no site mobilizaslz.com.br e no Instagram @mobilizasaoluis.
Reconhecimentos – Até aqui o Mobiliza SLZ obteve importantes reconhecimentos, representados por premiações. Entre os quais Prêmio Marandu JOMP (categoria Sociedade Civil), da Agência Marandu-UEMA, por inovação e empreendedorismo; Melhores Conexões Significativas, no 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America; e 1º Prêmio SOLuíses Ecossistema de Inovação.
O reconhecimento popular foi ampliado na terceira edição, ocorrida em setembro de 2023, quando mais de 1.000 empreendedores estiveram envolvidos nas ações que, direta e indiretamente, alcançaram mais de 20 mil pessoas.
Crédito: omunicipalista