O município de São João Batista comemorou no ultimo dia 14 seu aniversário de 61 anos de emancipação política com uma grandiosa programação festiva, que incluiu inaugurações inclusive do Salão do Júri no Fórum da Comarca de São João Batista.
Com a presença de uma ilustre comitiva formada pelo prefeito João Dominici, Presidente da Câmara vereador Francisco Penha o popular Cabeça, Marcelo Tavares Chefe da Casa Civil representando o governador Flávio Dino, Eduardo Dominici Chefe de Gabinete, Vereadores, Secretário Municipais e o povo joanino em geral.
A programação iniciou com uma missa em ação de graças na paróquia de São João Batista seguindo do hasteamentos das Bandeiras do Brasil pelo Presidente da Câmara vereador Francisco Penha, Bandeira do Maranhão pelo Chefe da Casa Civil Marcelo Tavares e a Bandeira de São João Batista pelo Prefeito João Dominici.
Nas comemorações foi entregue viaturas para o Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e uma ambulância para o hospital, além da reforma total do mercado do peixe. Logo após foi inaugurado à sala do júri da comarca de São João Batista. Já à noite as festividades finalizaram com os shows de Herton Rá, Mauricio Vieira e Banda Chamego Tropical e Boi Encanto do Olho D’água.
Em solenidade bastante prestigiada, TJ entrega Salão do Júri em novas instalações na Comarca de São João Batista
Foi inaugurado no dia do aniversario de 61 anos de São João Batista, o Salão do Júri da Comarca de São João Batista (a 284 km de São Luís), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo. Também estiveram no ato o vice-presidente, desembargador Lourival Serejo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, entre outros magistrados e autoridades.
Localizado ao lado do Fórum, o Salão do Júri possui plateia para 42 pessoas, banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência – PCD, sala para testemunha de acusação, sala para testemunha de defesa, sala secreta, sala do réu e banheiros privados. O juiz e diretor do Fórum da Comarca de São João Batista, José Ribamar Dias Júnior, ressaltou que o Salão do Júri representa uma subida de degrau na escala de efetividade da prestação jurisdicional.
O presidente do TJMA, Joaquim Figueiredo, frisou que “a inauguração dessa obra ganha importância por dois relevantes motivos: o primeiro porque homenageia um homem dedicado à Justiça, deixando um rico legado aos seus cinco filhos e ao Poder Judiciário, exercendo com zelo e dedicação a função de Oficial de Justiça; o segundo porque vem dar prosseguimento ao plano de gestão da presidência do Tribunal de Justiça de fortalecer os serviços jurisdicionais em todo o Estado, dotando as comarcas de estrutura necessária para tornar a justiça próxima da sociedade dando respostas concretas e efetivas aos seus anseios”.
HOMENAGEM
O Salão do Júri de São João Batista recebeu o nome do oficial de Justiça Liberino Santos dos Anjos. Ele é o pai dos desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos e José Jorge Figueiredo dos Anjos; dos servidores do TJMA, Joaquim Francisco Figueiredo dos Anjos e Carlos Figueiredo Figueiredo dos Anjos, e Liberino Figueiredo dos Anjos. Com eles, também esteve presente na cerimônia e inauguração a mãe deles e viúva do homenageado, Aldeide Marques Figueiredo dos Anjos.
O desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, filho do homenageado, falou em nome da família. “Mesmo passando pouco tempo entre nós deixando cinco filhos, ele permanece em nossas vidas. Com seu rico exemplo como pai e como profissional, nos levou a ter amor e total dedicação ao Direito. Foi um homem muito sábio e muito querido por todos que o conheceram. Segue sendo inspiração de vida para os filhos, netos e bisnetos”, concluiu.
Para o prefeito de São João Batista, João Cândido Dominici, “o município é um celeiro de grandes profissionais do Direito, da Engenharia e de outras áreas científicas importantes que hoje orgulham nossa cidade, sendo ele grande exemplo para as novas gerações”. Na inauguração foi realizada uma bênção ao local pelo padre Valmir Gomes Figueiredo.