Governo promove avanços em Alto Alegre do Pindaré com inauguração de Viva/Procon, escola militar e piscina semiolímpica

Em Alto Alegre do Pindaré, o governador Carlos Brandão cumpriu agenda de entregas e serviços nas áreas de cidadania e defesa do consumidor, regularização fundiária, esporte e lazer, nesta nesta segunda-feira (5). Na lista de benfeitorias, inauguração de piscina semiolímpica no Estádio Fufucão, unidade do Viva/Procon e colégio militar.

Na ocasião, o governador destacou o trabalho incansável que o Governo do Maranhão tem desempenhado junto aos municípios para a melhoria de vida dos maranhenses, a exemplo das obras inauguradas na cidade.

“Aqui em Alto Alegre do Pindaré, começamos a nossa semana com muito trabalho, inauguramos uma piscina semiolímpica que vai atender aos jovens e descobrir novos talentos. Também inauguramos um Viva/Procon, para emissão de documentos tão necessários; uma escola militar que vai transformar a vida dos jovens, e distribuímos títulos de terra para que as pessoas possam ter garantia jurídica e segurança em suas propriedades”, afirmou o governador.

O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas, destacou que a parceria do Governo do Estado junto à Prefeitura municipal tem sido importante para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da população. “A nossa parceria com o Governo do Estado sempre foi boa. Aqui, hoje, é uma concretização daquilo que foi prometido em campanha, com as entregas à população, com a escola militar, enfim, várias obras”, relembrou.

Viva/Procon

Junto aos cidadãos de Alto Alegre do Pindaré, a presidente do Viva/Procon, Karen Barros, comemorou a implantação da 70ª unidade do órgão estadual no município. A medida soluciona dificuldades no acesso serviços de cidadania e em defesa do consumidor, e assegura vários atendimentos com qualidade, humanização, acolhimento e, sobretudo, mais rapidez.

“Hoje, inauguramos a unidade de número 70 no Maranhão, aqui em Alto Alegre. É mais uma unidade inaugurada no Vale do Pindaré. É um dia de muita importância, porque antes as pessoas aguardavam mais de 60 dias para receberem um RG que era feito de forma offline. Hoje, o Governo entrega esse grande equipamento com vários serviços de RG, CPF, Sine e, em breve, INSS”, adiantou Karen.

O coordenador do Viva/Procon de Alto Alegre do Pindaré, Raiury Souza, vê com otimismo a instalação do órgão na cidade, o que facilitará a emissão de documentos essenciais para o exercício de direitos civis e sociais.

“Temos a melhor expectativa possível por saber do impacto social positivo que o órgão tem no município. Aqui, a gente pode promover cidadania às pessoas, então, estamos muito otimistas. Inclusive, agradecemos por esse termo de cooperação técnica entre o município e o Governo do Maranhão, que está sempre sensível à causa da oferta dos documentos básicos”, pontuou o gestor da unidade.

Para Robério Menezes, que é empresário, a instalação de uma unidade do Viva/Procon vai ajudar a poupar tempo e gastos dos cidadãos, evitando o deslocamento a outras cidades próximas à Alto Alegre do Pindaré.

“É algo muito importante para toda nossa sociedade, um atendimento mais próximo de toda a gente. Assim, a gente não precisa se deslocar para outras cidades, tem um em benefício próprio do município. Estamos de parabéns e queria agradecer por todos os benefícios que têm sido trazidos para o nosso município”, disse o empreendedor.

Ensino Militar

Entre as benfeitorias, o governador também realizou a implantação do Colégio Militar Tiradentes XVIII, na Escola Municipal Dr. Francisco Batista. A iniciativa assegura um novo clima, mais propício ao aprendizado e preparação dos alunos para que promovam o desenvolvimento pessoal e profissional.

“O Governo do Estado tem estabelecido uma grande parceria com o nosso município em várias áreas, sobretudo, a educação. Hoje, é a prova concreta de que essa parceria vem dando certo. Nossa escola está toda reformada no novo modelo e é agora, de fato, um colégio militar. Nós recebemos com muita alegria e temos a satisfação em ter uma escola desse porte”, comemorou o gestor-geral da escola, Frank Dvanny.

Edineide de Castro, que é professora de Ciências, afirma que a iniciativa do Governo em implantar o ensino militar na Escola Municipal Dr. Francisco Batista elevou o nível educacional à uma estrutura de escola particular.

“Esse projeto só veio a somar nas nossas vidas, é algo que já foi muito esperado e vai facilitar o nosso trabalho em sala de aula, possibilita que os alunos melhorem a sua postura. Esse projeto, pra mim, foi a melhor coisa, a estrutura está perfeita, tá linda, agora tem até quadro digital. O nível está de escolas particulares”, afirmou a educadora.

Aluna do 7º ano do Colégio Militar Tiradentes XVIII, Ana Gabriela Costa avaliou positivamente toda a reforma realizada no prédio pelo Governo do Maranhão, assim como a implantação do novo método de ensino.

“O Governo do Maranhão fez uma coisa muito boa, a escola está muito mais bonita que antes. Nada prestava direito, as carteiras estavam rabiscadas. Fizeram um bom trabalho de reforma, e agora todos vão ter uma boa disciplina, respeito aos professores”, disse a estudante.

Títulos de propriedade

A visita do governador também foi marcada pela entrega de 92 documentos de domínio de propriedade a produtores rurais, como forma de promover a paz no campo, segurança jurídica, estímulo ao desenvolvimento e à produtividade.

Na ocasião, o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira, afirmou que as ações de regularização fundiária serão expandidas para todo o Estado, propiciando que todos os produtores rurais tenham acesso ao seu tão sonhado título definitivo de propriedade.

“Hoje, em Alto Alegre, entregamos mais de 92 títulos de domínio de terra. Aqui, mais de 500 famílias já foram beneficiadas com a regularização fundiária. Esse produtores estão podendo garantir os seus direitos, realizar empréstimos em bancos e fazer desenvolvimento rural. Esse programa de desenvolvimento rural tem sido uma prioridade do governador Carlos Brandão e vamos levar para todo o Maranhão”, pontuou o presidente do Iterma.