Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado Hildo Rocha (MDB) destacou os resultados do trabalho que ele tem realizado, desde 2017, em favor do Residencial Canto da Serra, conjunto habitacional composto por 2.834 unidades residenciais. O empreendimento habitacional, localizado na cidade de Imperatriz é custeado com recursos do FAR, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Erros de projeto e corrupções
Hildo Rocha lembrou que o projeto, iniciado em 2012, foi prejudicado por erros gravíssimos de projeto, corrupção, além da falta de recursos financeiros.
“O local não era adequado para a construção de casas, por se localizar em local baixo, que inunda com a água das chuvas alagando todas as casas. Deveria ter sido feito um aterro em todo o terreno, entretanto a corrupção fez com que o nível do terreno não fosse o adequado para evitar o alagamento das casas. Isso levou a paralização da obra porque as casas inundaram na primeira chuva. Teve que ser demolida mais de cem casas para dar lugar a um canal de drenagem. O retorno da obra foi muito sofrido”, destacou o parlamentar.
Hildo Rocha: o deputado certo, no lugar certo
Mas, o que poderia ter entrado para a vergonhosa lista de obra inacabada, por causa da corrupção e do desperdício de dinheiro público teve uma guinada e se transformou num grandioso exemplo de dedicação a uma causa.
O marco inicial da mudança de rumo aconteceu em maio de 2017, quando o deputado Hildo Rocha assumiu a presidência da Frente Parlamentar Mista de Apoio às Habitações Populares. Com o apoio do então senador João Alberto (MDB) e do colega deputado João Marcelo (MDB), Hildo Rocha conseguiu alocar recursos na ordem de setenta milhões de reais para fazer canais de drenagens com o objetivo de evitar alagamentos e conclusão do empreendimento habitacional.
A construtora contratada para fazer os canais de drenagem e a conclusão das casas desfez o contrato antes da conclusão da obra. Assim, a obra foi novamente paralisada em 2021. Em janeiro de 2023, Hildo Rocha, foi nomeado pelo presidente Lula, secretário executivo do Ministério das Cidades, ocasião que ele conseguiu retomar as obras do Canto da Serra. Hoje a obra está praticamente concluída, faltando os equipamentos sociais.
A luta não acabou
Ainda no pronunciamento que fez na tribuna, Hildo Rocha destacou as ações mais recentes que foram feitas em prol da conclusão e entrega do Canto da Serra.
“No final do mês de maio, fiz uma visita ao empreendimento e observei que algumas das ruas e avenidas precisam de melhorias na pavimentação e isso tem que ser feito antes da entrega das casas porque a partir do momento em que tiver tráfego de caminhões de coleta de lixo, de ônibus os problemas tendem a se agravar. Há também a necessidade de se fazer uma avenida de acesso ao conjunto porque a rua de acesso ao conjunto não permite um bom fluxo de veículos”, declarou o parlamentar.
Saúde, Segurança e Educação
Rocha destacou também as ações referentes a outras demandas indispensáveis para que as pessoas que irão morar no conjunto tenham acesso aos serviços públicos básicos.
“Também estive reunido com os representantes do Prefeito Rildo Amaral a fim de discutirmos demandas de competência da prefeitura; liguei para o Secretário-Chefe da Casa Civil Sebastião Madeira, para tratarmos sobre a implantação de uma delegacia de polícia no local. Consegui, com o secretário Augusto Rabelo, o local para instalar a delegacia de polícia e o agrupamento da polícia militar. Também tivemos uma reunião com o ministro da Assistência Social, Welligton Dias, para solicitar a construção de um Cras. A Secretária da Assistência Social de Imperatriz, Carol Pereira, e o senador Weverton Rocha também participaram da reunião. Estamos buscando recursos junto aos Ministério da Saúde e da Educação, para que sejam construídas creches, escolas de ensino fundamental e uma Unidades Básicas de Saúde, afinal de contas, ali irão morar milhares de pessoas que precisam desses serviços públicos básicos”, declarou.
Por fim, o parlamentar maranhense agradeceu o apoio do presidente Lula, ao Ministro das Cidades, Jader Filho, ao governador Carlos Brandão e ao prefeito Rildo Amaral.
“Quem tem ajudado muito na entrega dessas casas em boas condições de moradia — porque moradia não é só a casa, mas também a oferta próxima dos serviços públicos — tem sido o Ministro Jader Filho; o Governador Carlos Brandão tem dado todo o apoio, assim como o Secretário Sebastião Madeira. Vejo interesse enorme do prefeito Rildo Amaral de entregar o empreendimento habitacional com boa qualidade de moradia. Agradeço, portanto pelo imprescindível apoio nesse grande desafio de proporcionar casas dignas para quem mais precisa”, finalizou Hildo Rocha.