CURURUPU REALIZA A 15° EDIÇÃO DO ENCONTRO DE CARROS DE BOI COM UMA GRANDE PROGRAMAÇÃO

Aconteceu em Cururupu a 15° Edição do Encontro de Carros de Boi com o tema: “Eu Existo, Insisto e Resisto, Sou Carro de Boi”, uma manifestação cultural muito importante que ocorreu nos dias 14 à 24 de novembro.

O 15° Encontro de Carros de Boi contou com uma programação extensa.
Dia 14- Ação Social nas Comunidades de Vila Primavera, Vila da Paz e região.
Dia 18- Seminário com as Comunidades Quilombolas com o tema; Terras de Quilombos, Caminhos e Resistência Local Salão José de São Jacinto antigo PET.

Dia 22- Missa Afro na Praça de São Benedito.
Encontro de Tambor de Crioula.
Dia 23- Desfile das Belezas Negras Mirins, Apresentação Afro, Teatro Rama Santa e Cantores da Terra com Dell Diniz, Valdimar Belém, Mulek 10 e a Equipe Lion Discos. Sonorização Radiolas: Mega Vibe e Estrela Music.
Dia 24: Feirinha do agricultor, café da manhã na casa de forno do saudoso Félix na pitombeira e na rodagem no caminho de carro.
Cortejo dos carros de bois, Show ao vivo com o grupo Pagode Muleque, Bingo Dançante com Sonorização de Radiolas, Show ao vivo com a Banda Raiz Tribal e Banda Farra Surreal.

ENTREVISTAS E PRONUNCIAMENTOS

A secretária de assistência social e coordenadora do projeto Encontro de Carros de Boi, Maria de Nazaré Marques Oliveira (Cote), deu entrevista para o Blog À Notícia durante o evento.
“Hoje estou como coordenadora do 15° Encontro de Carros de Bois de Cururupu, na qual faço parte da Associação Quilombola que realiza esse evento. Iniciamos sempre com a programação Afro, fora da igreja pois muitos religiosos não aceitam essa cultura”.

O tema: “Eu Existo, Insisto e Resisto, Sou Carro de Boi”, vem com o intuito de alertar que os carros de bois estão acabando, onde muitos trabalhadores estão perdendo o seu instrumento de trabalho. Os carros de bois é importante para a economia da cidade e para o trabalho da agricultura familiar.
Resistência é palavra que define esse trabalho que é pouco valorizado. O mês de novembro foi escolhido para comemorar esse evento pois é o mês da resistência negra e a maioria das pessoas que trabalham com os carros de bois são negras e quilombolas.
Um evento cultural que valoriza esse trabalho que com o apoio do prefeito Aldo Lopes é realizado e celebrado.

A vice-presidente do grupo Quilombola Humenera, Jocelia Pinto, comentou que estão realizando o projeto Quiambe, que é um projeto de dança e percussão. Eles realizaram durante todo o mês de novembro a oficina e na 15° Edição do Encontro de Carros de Boi realizaram a sua amostra.
O grupo tem 30 anos de resistência e trabalham com crianças e adolescentes principalmente aquelas que estão em situações de vulnerabilidade.

José Ribamar Fonseca o vencedor que conquistou o primeiro lugar no 15° Encontro de Carros de Boi, disse está muito feliz e honrado com a conquista. Ele lembrou que na edição passada ganhou e que dividiu o prêmio com os parceiros. Para ele o intuito em participar dessa competição é se divertir com o seu carro de boi e que faz tudo isso por amor a essa cultura.

O professor Roberto Jorge Pestana comentou sobre a celebração afro.
“A celebração é um momento para agradecer a Deus pelos seus feitos nas nossas vidas. Fui escolhido pelo Padre Frazão para representá-lo nesse momento tão especial e cultural da nossa cidade”, disse o professor Roberto Jorge Pestana.

Secretário de Educação João Braga e a Secretária de Assistência social Nazaré Oliveira (Coté) de Cururupu.

Missa Celebrada Pelo Padre Frazão na Paróquia de São Benedito.

Primeira-Dama Dona Regiane Lopes de Cururupu.

Cantora Jocelia Pinto

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *